O Congresso colombiano aprovou na noite desta quarta-feria (28) uma lei de anistia para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A medida foi aprovada no Senado e na Câmara dos Representantes sem nenhum voto contrário. Esse era o último obstáculo burocrático antes do governo implementar o acordo de paz com o movimento marxista no próximo ano.
Da Agência Ansa.
A lei dá aos tribunais colombianos a responsabilidade de perdoar guerrilheiros por supostos crimes – como rebelião -, ao passo em que os militantes iniciam a transição do status de insurgentes para membros de partidos políticos.
Os que forem considerados culpados de crimes de guerra não serão alcançados pela anistia. Cerca de 14 mil guerrilheiros compareceram aos locais de entrega de armamentos como parte do acordo de paz.
Em 24 de novembro último foi assinado um acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc. Os dois lados começaram as negociações de paz em novembro de 2012 após meio século de combate, que custou a vida de de mais de 250 mil pessoas.
Em 7 de outubro, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para acabar com a guerra civil no país.
Foto de capa: Agência Lusa/EPA, Ricardo Maldonado
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-12/congresso-da-colombia-aprova-lei-de-anistia-para-farc