O Conselho Regional de Psicologia 12ª Região, vem por meio deste, realizar convite ao Seminário Participação e Controle Social, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, a fim de refletirmossobre como ocorrem os processos participativos nos espaços de controle social e espaços coletivos que visam à cidadania em Santa Catarina.
Entender tais espaços, e a forma como o sujeito intervém nos mesmos, torna-se importante, pois é a partir da ação que o mesmo tem sobre as realidades em que vive que irá delinear sua história, realizar mudanças em si e no ambiente em que vive.
Partindo do pressuposto de que toda forma de participação, que vise o coletivo em direção à cidadania, vale à pena, o CRP 12 se propôs um projeto de Participação e Controle Social. Este projeto consiste em um Seminário sobre o tema, seguido de oficinas de multiplicação e a construção de uma Plataforma interativa com o objetivo de desenvolver uma política de participação das(os) psicólogas(os) catarinenses em órgãos de controle social e outros espaços coletivos que visem à cidadania. Também tem por objetivo conhecer os principais pontos e debater a respeito de políticas setoriais e discutir experiências práticas de participação e sua repercussão nas subjetividades dos indivíduos. Convidamos a conhecer o projeto na íntegra no site do CRP-12:
O Seminário de Participação e Controle Social terá quatro painéis que abordaram temáticas, como: elementos históricos da trajetória de processos participativos no cenário brasileiro (participação, mobilização e democracia), trazendo para o debate conteúdos introdutórios à ideia de participação como constituinte das sociedades que visam à democracia como modo de organização. Espera expor a conquistas formais e retrocessos em processos participativos, decorrentes de situações políticas, econômicas e sociais vivenciados pelo país; Outro ponto refere-se sobre a sociedade moderna e processos participativos, buscando uma reflexão sobre a relação intrínseca entre subjetividade como dimensão do que seja humano e a participação e as relações sociais e coletivas como motor dessa mesma dimensão. Também tem por objetivo apresentar o cenário de Controle Social das Políticas Públicas no país, discutindo sobre o funcionamento de órgãos de controle social no país e suas pautas: Saúde, Assistência, Educação, Cidades, Segurança Pública e Comunicação. Por fim, colocar em evidência iniciativas possíveis com vistas à potencialização em ações de controle social e de participação em processos coletivos (acesso a fomentos, experiências populares e movimentos sociais).
Neste sentido, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região o convida a refletir sobre como ocorrem os processos participativos nos espaços de controle social e espaços coletivos que visem à cidadania. Sua participação pode ocorrer das seguintes formas:
1. Presencialmente no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Av. Mauro Ramos, 950 – Centro – Florianópolis;
. Online: o evento terá transmissão em tempo real pelo site do CRP-12 , possibilitando à democratização e acessibilidade a informação;
3. Online em grupos organizados. Para esta última forma de participação, o CRP-12 organizou, por meio da Política de Participação e Colaboração, a transmissão em tempo real nas cidades de Chapecó, Joinville e Criciúma, possibilitando a participação local:
- Chapecó: auditório na Subsede do CRP-12 – Ed. Lázio Executivo – Av. Porto Alegre 427-D, Centro;
- Criciúma: Royal Criciúma Hotel – Anita Garibaldi, 181 – Centro;
- Joinville: Hotel Colon Palace – R. São Joaquim, 80 – Centro.
4. Online em grupos auto-organizados: A participação pode ser no âmbito individual, entretanto, grupos auto-organizados, como: conselhos de direito, associações, organizações, movimentos sociais, entre outros podem se reunir para assistir coletivamente, possibilitando uma interação entre o grupo e enviando dúvidas e questionamentos para o evento.
Da mesma forma que convidamos para participar, solicitamos sua colaboração para ampla divulgação desse evento a fim de dialogar e conhecer a dimensão subjetiva dos espaços de controle social e demais espaços coletivos, a fim aumentarem sua potência em contribuir para a consideração da subjetividade na política.
Respeitosamente,
Jaira Terezinha da Siva Rodrigues
Conselheira Presidente do CRP-12