Considerado uma obra-prima da sétima arte, “Cidadão Kane”, clássico de 1941, será exibido no Cineclube Cinema Unisul, no Centro integrado de Cultura (CIC), nesta semana. O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior à magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Dirigido por Orson Welles, é inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
A programação, que começa na quinta-feira e segue até domingo, sempre às 20h, é gratuita. O Cine é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Confira:
Cidadão Kane
Direção: Orson Welles
Duração: 119min
Ano: 1941
Sinopse: Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e de narrações nas rádios canadenses (apesar dele ser americano). O filme encontrou forte influência por parte de William Randolph Hearst. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Aula de Cinema: Linguagem do Cinema II
Direção: Geraldo Sarno
Duração: 92 minutos
Ano: 2000/2001
Sinopse: A Linguagem do Cinema, dirigida por Geraldo Sarno, é uma coletânea composta de 10 títulos que documentam os processos de criação de 12 cineastas brasileiros.
Uma conversa sobre David Neves
Arnaldo Carrilho, Carlos Moletta, José Carlos Avellar e Walter Lima Jr relembram vida e obra de David Neves.
O realizador vai à luta
Murilo Salles é um cineasta que – assim como a maioria no Brasil – é obrigado a produzir-se. Ele fala da “dramaturgia da suspensão”, que inspirou a realização dos filmes que dirigiu. Explica como gostaria de ver implantadas formas de estímulo à produção que privilegiassem a qualidade.