Redação
“Em uma terra onde tudo está por fazer, não seria o teatro, cópia continuada da sociedade, que estaria mais adiantado” – Machado de Assis
O Grupo Teatro Armação completa, neste ano, 50 anos de existência, o JTT – Manhã com Dignidade entrevistou nesta manhã, dia 8, o ator e diretor Antônio Cunha, a atriz Margarett Westphal e o ator Édio Nunes, todos membros do grupo.
O grupo tem origem no ano de 1972 em Florianópolis, em plena ditadura militar e, como o restante dos grupos culturais no país que se contrapunham ao regime, sofre censura. Com o espetáculo “Contestado”, Augusto Nilton de Souza, diretor, e Romário Boreli, autor, tinham uma ideia de vanguarda para a cidade de Florianópolis na época – criar uma companhia de teatro profissional.
A criação da companhia de teatro não ocorreu naquele momento, mas dois anos depois, em 1974, um grupo de teatro entra em contato com Augusto e Romário e pedem para usar o nome Grupo Armação.
Sobre as censuras da ditadura militar, Edio Nunes conta: “Era assim, a gente definia o texto, tinha que levá-lo na Polícia Federal local, funcionava no Estreito. Dava entrada burocraticamente na PF, o texto era encaminhado pra Brasília, sem um tempo determinado de retorno. Aí ele retornava com a análise que o departamento de censura, sei lá qual era o nome, fazia em Brasília. Voltava com o certificado que estabelecia a faixa etária e eventuais cortes no texto.” Depois que liberavam o texto, era feito um ensaio com um censor, isso às vésperas da estreia da peça.
A sede do grupo desde a década de 1980 está na Praça XV de Novembro, na casa de número 344. Lá o grupo montou um palco onde faz apresentações e o local é aberto para grupos de teatro da cidade utilizarem e para eventos. Por lá passaram inúmeros atores, diretores e dramaturgos. Essa característica é um dos motivos da longevidade do grupo, por mais que tenha tido nomes importantes que passaram por ele, não é encabeçado por uma única pessoa.
Programação em comemoração aos 50 anos do Grupo Armação neste final de semana:
Assista a conversa completa no link abaixo: