Museu Victor Meirelles – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
Sobre o evento
Os Seminários de Política de Acervos realizados pelo Museu Victor Meirelles/Ibram desde o ano de 2012 têm como objetivo reunir experiências de gestão de acervos em museus a partir de um ponto de vista crítico e político. Por meio dos processos de aquisição, documentação, conservação, interpretação e descarte de bens culturais os museus evidenciam suas posturas políticas e afirmam o papel que cumprem ou deixam de cumprir na sociedade.
Considerando a discriminação e a violência física e simbólica que sofrem historicamente a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e sua irrisória representatividade no patrimônio preservado pelos museus, o “IV Seminário de Política de Acervos – Memórias e Patrimônios LGBT” propõe a reflexão sobre identidades e expressões de gênero e sexualidades não normativas que possam ser suscitadas a partir da pesquisa realizada com acervos culturais, no patrimônio de museus, arquivos e bibliotecas.
O evento pretende identificar onde estão os acervos que subsidiam pesquisas como fontes de conhecimento para as áreas da Museologia e Patrimônio, da História e da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia e de demais áreas afins aos estudos sobre a trajetória de vida e de resistência LGBT no Brasil. O mapeamento dos acervos dá a ver uma cartografia de experiências pela qual se reconstrói crítica e politicamente as relações da sociedade alicerçadas nos corpos e na memória social. Tais experiências são compreendidas pelos parceiros deste Seminário como patrimônio cultural brasileiro a ser defendido e valorizado, como já o fazem inúmeras instituições culturais, pesquisadores e profissionais na realização de estudos e atividades de preservação e interpretação desse patrimônio.
Inscrições Em Breve