2022 foi o ano mais mortal para os palestinos desde a Segunda Intifada

Forças israelenses apontam suas armas para palestinos na cidade ocupada de Hawara, na Cisjordânia, em 2 de dezembro de 2022. Foto: AFP
O ano de 2022 foi o ano mais mortal para os palestinos na Cisjordânia desde a Segunda Intifada (revolta) em 2005, com 220 pessoas mortas pelas forças israelenses.
Segundo dados divulgados neste sábado pelo portal de notícias Middle East Eye, as forças israelenses mataram a tiros 167 palestinos na Cisjordânia ocupada e a leste de Al-Quds (Jerusalém), e outras 53 pessoas na sitiada Faixa de Gaza.
Entre o total de vítimas, 48 crianças foram encontradas, acrescentou o relatório, observando que a maioria das vítimas palestinas eram civis e provavelmente estavam desarmadas no momento do assassinato.
Em pelo menos cinco casos, colonos israelenses eram suspeitos de matar palestinos, enquanto o exército do regime é responsável pela grande maioria das mortes.
Em pelo menos 95 casos, palestinos foram baleados por soldados israelenses enquanto eram atacados em ataques militares ou enquanto participavam de manifestações contra a ocupação do regime israelense.
Além disso, em alguns casos, as vítimas perderam a vida por supostamente tentar realizar uma operação de represália contra os soldados do regime por sua agressão contra o povo palestino.
Por outro lado, cerca de 9.500 palestinos na Cisjordânia ficaram feridos no ano passado.
Com tudo isso, segundo o jornal, as autoridades militares israelenses, encarregadas de fazer cumprir a lei, evitam sistematicamente investigar e processar soldados que agridem os palestinos.
Por sua vez, o primeiro-ministro palestino, Mohamad Shtayyeh, também disse na terça-feira que o ano de 2022 foi um “ano de tristeza” para a Palestina, durante o qual mais de 220 mártires morreram em todo o país, mais de 9.000 ficaram feridos e 6.500 presos, e 832 prédios foram destruídos. demolida e 13.000 oliveiras arrancadas.
Com tudo isto, destacou que o povo palestiniano enfrentou corajosamente as agressões criminosas de Israel e enfrentará qualquer usurpação do seu direito à terra e à pátria, lutando pela sua libertação nacional.

1 COMENTÁRIO

  1. São crimes contra a Humanidade que nos envergonham porque os nossos Governos e a ONU parecem ificar indiferentes. Mas o sangue inocente, cedo ou tarde, trará desgraça para todos nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.