13 anos do Portal Desacato: festejo e reflexões

Leitores e leitoras do Portal Desacato e audiência do JTT Agora, bom dia.
No próximo dia 25 de agosto o Portal Desacato completará 13 anos de existência sem interrupções. Como forma de festejar esta vitoriosa teimosia, temos decidido refletir sobre nosso próprio papel de serviço e sobre o jornalismo e a comunicação popular em tempos de acirramento da onda reacionária no mundo.
A derrota sucessiva dos governos populares da América Latina, desde Honduras até o golpe de estado na Bolívia, teve, ao nosso modo de ver, um grande componente de derrota cultural e, dentro dela, uma batalha perdida da comunicação de esquerda, progressista e popular. A luta cultural, que se transformou numa verdadeira guerra a ser travada contra o domínio das redes sociais conquistadas pela direita e a ultradireita, os setores religiosos fanáticos e os interesses das grandes corporações, se não nos transforma em campo arrasado, ao menos, nos alerta de que não estamos no caminho certo.
Se por um lado é verdade que de não termos essas mesmas ferramentas tecnológicas o tamanho da derrota poderia ser muito pior, é constatável que não acertamos a linguagem, nem o formato nem o discurso adequado para transitar das publicações de papel, historicamente transcendentes na luta contra o sistema de opressão, até as plataformas virtuais e o seu constante desenvolvimento.
Perdemos no passado imediato, no momento presente e, segundo as pesquisas, a derrota pode ser bem maior no futuro. Só no Brasil 40% dos jovens aprovam o presidente Bolsonaro. As redes bolsonaristas emplacaram seu discurso nessa faixa da população, entre 18 e 25 anos, e isso demonstra quanto temos que revisar e debater as formas de comunicação do campo das esquerdas.
Perdemos anos de governos progressistas, em todos os países da região, relativizando o problema da comunicação ou, criando mecanismos superficiais e pouco consistentes que sucumbiram ante os primeiros ataques do inimigo. Houve tentativas através da construção de uma lei de meios na Argentina, das conferências nacionais de comunicação no Brasil e algumas tentativas mais tímidas no Equador. Nada deu certo. Só a Lei Resorte da Venezuela conseguiu algumas vitórias importantes que persistem ainda hoje. Mas, o saldo regional é muito pobre e as derrotas eleitorais demonstraram que nem sequer os avanços nas áreas sociais conseguiram ser bem explicados pelos governos de cunho progressista.
Por isso, tendo em consideração a gravidade da situação em que se encontra nossa região e o papel relevante que deveria cumprir a mídia independente e alternativa, decidimos festejar os 13 anos do Portal Desacato com três eventos de reflexão, com a seguinte pauta central: “JORNALISMO E COMUNICAÇÃO POPULAR NA GUERRA CULTURAL”. Ao fim, para nós, o jornalismo e a comunicação popular são nosso espaço de construção, compartilhado como todas e todos os que lutam diariamente por Outro Mundo Possível e Urgente.
#Editorial #Desacato13Anos #DesacatoSemprePresente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.