122 anos de Antonieta de Barros

Mural em homenagem a Antonieta de Barros, 2019. Produção do Street Art Tur, com apoio do Floripa Conecta, Engenho Construindo com Arte, Maratona cultural. Coautoria Gugie, Thiago Valdi e Tuane Ferreira.

Redação, Desacato.info. 

Na segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina iniciou o “Mês de Antonieta de Barros”, para celebrar o aniversário de nascimento e valorizar a memória da primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. A programação começou com uma sessão especial, às 19h, no Plenário, e com a abertura de duas exposições: “Há de Antonieta”, no hall, e “Antonietas”, no espaço Cruz e Sousa. A iniciativa é dos mandatos da deputada Luciane Carminatti (PT) e do deputado Marquito (Psol).

A cerimônia realizada marcou o início do processo de restauro do prédio da Escola Antonieta de Barros. Após anos de reinvindicações e luta do movimento negro de Florianópolis, o prédio foi doado pelo Governo do Estado ao Município e está destinado à implantação de um Centro de Cultura e Arte Negra Catarinense, além do Museu Antonieta de Barros.

Este movimento, segundo o professor e arquiteto, Lino Peres, no JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (13), além de preservar a memória desta grande representação pública, também amplia o seu legado. Principalmente, pelo fato de que esta mulher ser referência para a população negra da capital catarinense.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.