XXII Semana de História da FURB. A História em perspectiva: Desafios do historiador no sec. XXI

FURB4 a 8 de maio de 2015

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

SIMPÓSIO TEMÁTICO 1

História da América

05/05/2015 – 08:00 às 11:30

Proponente: Profa. Dra. Juliana de Mello Moraes (FURB); Janaina Borgonha (Acadêmica FURB)

Esse simpósio visa estabelecer diálogos, debates e troca de experiências entre estudantes de graduação e pós-gradução a respeito da pesquisa em História da América. Busca-se, desse modo, congregar pesquisadores dedicados ao estudo das sociedades ibero-americanas seja no período moderno ou contemporâneo. Portanto, investigações parciais ou finalizadas acerca de distintos aspectos (teóricos, historiográficos e metodológicos) referentes tanto à América quanto à Península Ibérica, desde finais do século XV, a partir dos primeiros contactos entre indígenas e europeus, até a atualidade são bem vindas.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 2

História da África: poder político, escravidão e tráfico de escravos em perspectiva atlântica (Séculos XV-XX)

05/05/2015 – 14:00 às 17:30

Proponentes: Prof. Dr. Luiz Geraldo Silva (UFPR); Prof. Dra. Juliana de Mello Moraes (FURB)

Resumo: O objetivo deste simpósio consiste em possibilitar diálogos e discussões sobre aspectos teóricos, metodológicos, temáticos, historiográficos e relativo à fontes de pesquisa atinentes à história da África. São bem vindas e altamente recomendáveis a apresentação e discussão de temas que se referem à escravidão na África e as suas diferentes abordagens, ao tráfico traansariano e atlântico de escravos, aos sistemas políticos africanos, às relações e tensões envolvendo sociedades africanas e impérios coloniais europeus, tanto na fase correspondente ao antigo regime (séculos XV ao XVIII) como na era dos impérios (séculos XIX e XX), bem como temas referentes à descolonização e à criação de Estados-nações superpostos aos antigos sistemas políticos centralizados ou tribais.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3

História Antiga e Medieval

06/05/2015 – 18:00 às 21:30

Proponentes: Prof. Dr. Dominique V. C. Santos (FURB); Helena S. Leite (Acadêmica FURB)

Resumo: O objetivo deste simpósio temático é proporcionar um espaço de diálogo e comunicação para os interessados em apresentar os resultados, finalizados ou parciais, de suas pesquisas na área de História Antiga e Medieval. Desta maneira, damos boas vindas aos trabalhos sobre qualquer temática relacionada com estes dois períodos históricos específicos bem como os estudos sobre as recepções, ressignificações e apropriações dos mesmos para produção de orientação e sentido em períodos históricos posteriores. 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 4

História(s) do Brasil: Cultura e Sociedade

06/05/2015 – 18:00 às 21:30

Proponentes: Profa. Cristina Ferreira (FURB); Leandro Lopes Costa (Acadêmico FURB)

Resumo: O objetivo principal deste simpósio temático está relacionado aos estudos e pesquisas com resultados parciais ou finais acerca da ampla e multidimensional área da História do Brasil, em um recorte temporal que envolve desde o período colonial até à contemporaneidade. Cultura e Sociedade são chaves de leitura privilegiadas e evocam interpretações polissêmicas, sem a menor pretensão de retratar uma unidade, portanto, comportam variações que permitem pensá-las por meio da reciprocidade de elementos. Nesta perspectiva, a proposta deste simpósio temático é proporcionar interação e debate para trabalhos de pesquisa que analisam a historiografia brasileira em sua condição plural e privilegiam dimensões culturais, sociais e políticas, aportadas nas abordagens da História do discurso, História Oral, História Imediata, História regional, micro-história e biografias. São contemplados em especial o estudo de processos históricos que envolvem o cruzamento de fronteiras entre escravidão e liberdade, experiências democráticas e ditaduras, olhares de pesquisadores estrangeiros e historiadores brasileiros, espaços de sociabilidade e movimentos atrelados ao Estado, com enfoque relacionado às limitações e/ou ampliações proporcionadas aos pesquisadores pela recente expansão dos domínios, fontes históricas e campos temáticos da produção historiográfica brasileira.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 5

História(s) do Tempo Presente

07/05/2015 – 14:00 às 17:30

Proponentes: Prof. Dr. Leonardo Brandão (FURB); Rafael Iraê Tafner da Silva (Acadêmico FURB)

Este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores que trabalhem com temas aderentes à história contemporânea (do pós-guerra ao século XXI), e isso tanto em sua dimensão local, regional, nacional ou global. Pretende-se priorizar pesquisas que dialoguem com a formação da sociedade contemporânea, e em especial com as temáticas do trabalho, consumo, lazer, esporte, mídia impressa e televisiva, Internet e cultura de massas.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 8

Teoria, Metodologia e História da Historiografia

08/05/2015 – 14:00 às 17:30

Proponentes: Prof. Me. Edison Lucas Fabrício; Aniele Almeida Crescêncio (Acadêmica FURB)

Resumo: Este simpósio temático visa aglutinar trabalhos que buscam refletir sobre os amplos campos das teorias da História, das filosofias da História, das histórias da historiografia e das metodologias empregadas no exercício do historiador. Portanto, serão bem-vindas comunicações que abordem a história da historiografia brasileira, latino-americana, etc.; trabalhos que tratem das trajetórias de autores, escolas de pensamento; história de conceitos e/ou problemas conceituais; comunicações que abordem a institucionalização da história como disciplina acadêmica no século XIX e a instauração de paradigmas historiográficos; e reflexões sobre novos domínios da História como a história intelectual, história das ideias, etc.

Minicursos

Minicurso I

Análise cartográfica do Brasil colonial

Parte 1: 05/05/2015 – 14:00 às 18:00

Parte 2: 06/05/2015 – 14:00 às 18:00

Ministrante: Fabio Paiva Reis Reis (Universidade do Minho – Portugal)

Resumo: Nas últimas três décadas, o estudo da cartografia história se desenvolveu consideravelmente, fazendo com que mapas deixassem de ser usados apenas como ilustração para textos e passassem a ser considerados eles mesmos textos e analisados como tal. No caso do Brasil, mapas portugueses apresentam a colônia de forma diferente com o passar dos anos, e por isso se tornam essenciais para a análise deste espaço dentro do império de Portugal. Neste mini-curso, discutiremos a história da cartografia moderna portuguesa e correntes atuais de análise cartográfica. Como atividade prática, o mini-curso permitirá que alunos façam exercícios de análises cartográficas de interessantes e conhecidos mapas do Brasil colonial, acompanhados de  documentos históricos complementares.

Minicurso II

Arquitetura Clássica

Parte 1: 05/05/2015 – 14:00 às 18:00

Parte 2: 06/05/2015 – 08:00 às 12:00 

Ministrante: Gilberto da Silva Francisco (UNIFESP)

O campo que se convencionou chamar “arquitetura clássica” é de difícil definição. Sua base está nos estudos da criação arquitetônica, sobretudo a cívica (pública e religiosa), antiga (dita greco-romana) e a principal fonte escrita é a obra do arquiteto romano Vitrúvio. Entretanto, em contextos posteriores, esses elementos foram constantemente retomados de forma diversificada: desde citações menos consistentes na arquitetura “medieval” até a retomada consistente do debate arquitetônico “clássico” no Renascimento. Assim, inclui-se, frequentemente, a experiência que se desenvolveu desde o Renascimento, perpassando o barroco, neoclássico, eclético e relacionados, como “arquitetura clássica”. O objetivo desse minicurso é discutir esse debate amplo sobre arquitetura clássica observando as várias propostas (originais e as retomadas) relacionadas a ela e, por fim, discutir a importância desse debate para a compreensão da criação arquitetural no Brasil em contextos diversos.  Como desfecho, propõe-se um estudo do meio no centro histórico de Blumenau para a identificação desses elementos na arquitetura local.

Em torno do vaso grego

Parte 3: 06/05/2015 – 14:00 às 18:00

Ministrante: Gilberto da Silva Francisco (UNIFESP)

Este minicurso tem como objetivo discutir questões variadas relacionadas aos vasos gregos. Desde a sua caracterização (vaso grego?), passando por debates sobre sua produção (matéria prima, tecnologia, o grupo de artesãos que os produziam), elementos práticos (forma e função) e simbólicos (a relação com o culto, os grafismos), as especificidades (a produção de cada cidade), os diálogos artesanais (as similaridades entre as oficinas ceramistas no “mundo grego”) e tipos de trocas comerciais. Além disso, serão apresentadas algumas sugestões de leitura sobre para o aprofundamento no tema.

 

PRESENÇAS CONFIRMADAS: 

Prof. Dr. Sérgio Ricardo da Mata (UFOP)

Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)

Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado (UFSC)

Prof. Dr. Luiz Geraldo Santos da Silva (UFPR)

Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco (UNIFESP)

Prof. Me. Fábio Paiva Reis (UM – Portugal)

Mais informação em http://cahclio.wix.com/xxiisemanaacademica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.