VIVA o 1o. de MAIO

Publicado em: 29/04/2011 às 20:31
VIVA o 1o. de MAIO

EDITORIAL do Portal DESACATO

Compromisso com os Trabalhadores, compromisso com a transformação.

O Portal Desacato envia uma mensagem de esperança, solidariedade e fraternidade a todos os trabalhadores, empregados ou desempregados, bolsistas, estagiários, terceirizados, contratados, diaristas, homens e mulheres, jovens e veteranos, explorados todos neste momento brutal da ofensiva neoliberal do imperialismo, que derrotado cada dia mais nas urnas, reinicia a tenebrosa campanha dos anos 70 e 80 do século passado. As direitas endógenas dos governos de alguns países democráticos progressistas servem à agenda de Washington e a União Européia. Trabalhadores exemplares da nossa profissão de jornalistas e da nossa vocação de comunicadores sociais têm sofrido atentados como Arnulfo Aguilar de Rádio 1 em Honduras, ou uma injusta deportação como o companheiro Joaquín Pérez Becerra da agência Anncol. De novo as razões de Estado, desse Estado burguês, burocrata e inumano, estão enfrentadas ao povo trabalhador, às lutas dos pobres. Os governos progressistas patinam depois de avanços incontestáveis na esteira da moralidade da igreja e da oligarquia: a paz dos cemitérios, a conciliação do irreconciliável, a longa vida da ordem do mercado e das posses hereditárias. Há que ampliar o debate, há que instigar, provocar, questionar, criticar e auto-criticar, propor e fazer. Há que mudar a correlação de forças, também na comunicação. Há que conquistar a Soberania Comunicacional, sem esquecimentos nem perdões.

Este espaço, já no seu quinto ano editorial quer afirmar neste dia seu compromisso com A Classe Trabalhadora, com sua cultura, com sua esperança e com sua trajetória de Luta. Reafirma a necessidade de repor as conquistas sociais perdidas para o neoliberalismo. As reivindicações da classe e a Resistência Popular na batalha diária contra os oligarcas, os ricos, a classe média indecisa, as seitas intolerantes, os exércitos de repressão, são a semente que nutre os conteúdos deste Portal. Até na mais doce e romântica linha de poema, crônica, até na notícia cultural, passando pela linha de cada trabalho de Kalvellido e Lloyd Dangle (em breve, também o maravilhoso Zardoyas estará à sua disposição em Desacato), e nas entrevistas e análises de toda natureza, há inspiração na aliança indivisível com os excluídos, os segregados, os explorados, os oprimidos.

Estendemos e consolidamos nosso compromisso de servir à Rede Popular Catarinense de Comunicação – RPCC, e cumprir com suas necessidades e com a formação e integração de novos e novas companheiras para melhor expressar e descrever as demandas de transformação que Outro Mundo Imprescindível exige.

 

Conselho Editorial

 

Viva o 1º de Maio

Viva os Trabalhadores

Liberdade para Joaquín Pérez Becerra

Por Um Outro Mundo Imprescindível

Pela Soberania Comunicacional

www.desacato.info

 

Foto: Juan Moreno.

Montagem de imagem: Tali Feld Gleiser.

 

Deixe uma resposta