Visite a Cinemateca Popular Brasileira

A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros de Antônio Leão da Silva Neto (1908-2002) e os catálogos da ANCINE (2002-2013). Disponibilizando à consulta as filmografias de diretores e diretoras, bem como as cronologias dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. Uma vez por ano atualizamos, mediante varredura no Youtube, os filmes disponíveis no Canal, que podem ser consultados por gênero, direção e ano. A difusão e acesso à produção cultural brasileira é base para o avanço educacional de nossa sociedade. Visite a Cinemateca Popular Brasileira, onde estão reunidos 1.235 filmes nacionais dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube. Com esta atualização de 2015 chegamos a 20% do conteúdo produzido em mais de 100 anos de cinema nacional. A última manutenção de playlists e atualização de catálogo foi realizada entre 21 e 30/12/2015.

Apresentamos abaixo alguns destaques organizados pelo Armazém Memória.

A mostra Revisão do Cinema Novo permite uma revisão histórica do período. Realizada em 2007 pelo Centro Cultural Banco do Brasil, reuniu 37 obras da produção cinematográfica dos anos 60, que trouxeram projeção para o cinema nacional tanto dentro do país como também internacionalmente. O Cinema Novo se caracterizou por um confronto direto com a realidade do país e pela intenção de participar das transformações que ocorriam, e não apenas registrá-las.

Nelson Pereira dos Santos não autorizou a inclusão de Vidas Secas, argumentando que nunca fez parte do movimento. Incluímos o filme ao final da lista de reprodução como um contraponto, uma vez que muitos o apontam como um filme que teve muita influência no surgimento do Cinema Novo.

A mostra foi exibida em Brasília de 02 a 21/01 e em São Paulo entre os dias 31 de janeiro a 25 de fevereiro.
A compilação dos filmes desta lista, pela ausência do catálogo, é fruto de um levantamento em matérias publicadas à época e está organizada por data de produção. Do material apurado faltam os filmes: O Homem Nu de Roberto Santos, O Circo de Arnaldo Jabor, Brasil Verdade de Geraldo Sarno, A Vida Provisória de Maurício Gomes Leite, Memória de Helena de Davi Neves e Brasil Ano 2000 de Walter Lima Jr, bem como 2 filmes disponibilizados de Carlos Diegues tiveram o canal fechado e 1 do Arnaldo Jabor se tornou privado.

A Literatura no Cinema Brasileiro

Catálogo

Filmes Premiados no Exterior

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.