Vereadora faz pedido de informação sobre denúncias de racionamento da merenda escolar em São Miguel do Oeste/SC 

Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

 Na sessão do último dia 03 de outubro, a vereadora Maria Tereza Capra (PT), realizou um pedido de informação dirigido ao Prefeito de São Miguel do Oeste/SC, Wilson Trevisan e a secretária de Educação Rosani Pelissari sobre algumas denúncias relacionadas ao racionamento da merenda escolas nas creches e escolas municipais.  

Segundo Maria Tereza, ela recebeu algumas denúncias e informações alertando para esse fato. “A partir dessas denúncias aguardamos um determinado tempo para ver se esse problema seria resolvido, no entanto, mediante a situação ter continuado entendemos que o caminho seria o de fazer um pedido de informação solicitando o motivo do racionamento”, disse ela.  

Vereadora Maria Tereza Capra (PT)

A vereadora salientou que está em tramitação e foi aprovada em segunda votação uma suplementação orçamentária para aquisição de merenda escolar para o segundo semestre e que supõe-se que o município teria racionado merenda em razão da falta de rubrica orçamentária. “Entendemos que isso não deveria ter acontecido pois desde o início do ano quando se faz o planejamento já se sabe quantas crianças estão matriculadas e a demanda que o município terá”, frisou.  

 Relatório de inspeção 

 Conforme Maria Tereza, outro pedido feito na sessão trata do envio do relatório de inspeção realizado pela nutricionista e o cardápio das creches e escolas municipais. “Sabemos que é obrigação do município fiscalizar como está o cardápio nas creches e escolas, quais alimentos estão sendo ofertados. Cabe a nós vereadores e comunidade realizar essa cobrança e ter conhecimento dessas informações”. 

Maria Tereza reforçou sobre a importância da aquisição de produtos orgânicos para serem servidos nas creches e escolas. “Temos uma produção muito rica aqui no município e região e acredito ser importante não deixarmos de lutar pela aquisição desses alimentos”. 

 Denúncias 

Embora São Miguel do Oeste possua segundo a vereadora, uma boa estrutura em creches e escolas existem questões que precisam ser melhoradas. “Nós temos creches e escolas muito boas considerando as condições que temos conhecimento a nível de país. Somos atendidos/as por excelentes profissionais, porém existem escolas que são melhor servidas do que outras, escolas das periferias tem tido maior dificuldade. Sabemos que a descentralização dos serviços é elitizada e por isso temos que ter essa preocupação, para que todas as crianças do centro, das periferias, do interior tenham as mesmas condições, não pode haver essa separação e por isso é importante que as denúncias sejam feitas”, finalizou.  

O Portal Desacato entrou em contato com a secretaria de Educação do município para obter maiores informações sobre as questões levantadas pela vereadora Maria Tereza Capra, porém, foi informado que a secretária Rosani Pelissari se encontra em viagem e retorna apenas na segunda-feira, dia 09 de outubro.  

Mais informações você confere na edição do #JTT- Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na segunda-feira, dia 09, às 18h45, no Portal Desacato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.