UFSC Bussines Park: Reitoria celebra contrato para transferir o Campus de Joinville para condomínio empresarial

Publicado em: 04/09/2017 às 12:46
Joinville-1-660x330
Obra inacabada do campus prório da UFSC em Joiniville

Por José Braga – UàE.

O portal de notícia institucional da UFSC anunciou: na noite de hoje, 31 de agosto, o reitor Cancellier estará presente na cerimônia de assinatura do contrato de locação e construção entre a UFSC e o Perini Bussines Park em Joinville. Trata-se de contrato autorizado pelo MEC para a transferência do campus da universidade em Joinville para o interior desta empresa – um condomínio multissetorial (leia-se empresarial) – por, no mínimo, os próximos cinco anos.

Toda a estrutura da universidade, seus cursos de graduação (Bacharelado em Ciência e Tecnologia; e as Engenharias Aeroespacial, Automotiva, Infraestrutura, Transporte e Logística, Ferroviária e Metroviária, Mecatrônica e Naval) em Joinville para o tal condomínio localizado no distrito industrial da cidade. Mais um absurdo que denota as vias de precarização da universidade: o campus de Joinville, criado em 2009 pela UFSC, tem sido desde então instalado pela via de aluguéis de diferentes prédios pela cidade, enquanto a universidade possui (desde a criação do campus) um terreno de 1.181.190,07 metros quadrados para o campus – mas, cujas obras nunca foram concluídas.

Agora a reitoria de Cancellier decidiu centralizar o campus no condomínio que abriga atualmente um conjunto de empresas nacionais e multinacionais dos mais variados portes:

O Perini Business Park é o maior condomínio multissetorial do Brasil. Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno, no coração do Distrito Industrial de Joinville, Norte de Santa Catarina, o Perini abriga dezenas de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Vários líderes mundiais de mercado estão instalados no parque. Diversos setores possuem representantes instalados aqui: metal-mecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, construção civil, eletrônico, elétrico, químico, logístico, metalúrgico, financeiro, comercial e de serviços.¹

Além da UFSC, o condomínio conta em seu interior com 91 empresas – incluindo uma universidade privada, uma montadora de veículos, construtoras, dentre outras. Os valores do contrato – que envolve não apenas a locação, mas construção de instalações – não foram divulgados no anúncio do portal de notícias da UFSC.

1 – Extraído do sítio do Perini Bussines Park: http://www.perinibusinesspark.com.br/

 

Fonte: UàE.

Deixe uma resposta