Udesc Ocupada: Negociação reitoria e estudantes

Udesc Ocupada: Negociação reitoria e estudantes
Após dois dias sem dialogar com estudantes, o reitor Marcos Tomasi compareceu pela primeira vez na ocupação no dia 27/10 (quinta-feria) aceitando conversar com os estudantes. Professores da FAED e CEART que apoiam o movimento, proporam durante a assembleia que ocorria na tarde de quinta, convidar o reitor para comparacer no espaço e dialogar com os estudantes. O mesmo aceitou e junto veio acompanhado dos pró-reitores e assessor de gabinete.
Organizado de forma horizontal pelos estudantes, no qual qualquer pessoa presente tinha o direito a fala, o movimento conseguiu negociar com a reitoria seis pontos de pauta garantindo a não crimizalização dos estudantes, assim como a continuação da ocupação. O espaço estará totalmente aberto para a execução das atividades técnico-administrativas dos servidores que trabalham na reitoria.
Pontos propostos para acordo e negociação:
Ponto 1 – Retirada da liminar imediatamente. Negociado: Acordado, com a condição de manter o trabalho dos servidores.
Ponto 2 – Não criminalização dos estudantes que estão ocupando até então a reitoria e rádio e que a partir do acordo aqui firmado, garantir que os estudantes não sejam criminalizados. Negociado: Garantido a não criminalização do movimento em relação ao espaço físico da reitoria, e se houver problemas com relação a rádio, entrara em negociação para não pagar multa.
Ponto 3 – Posição da reitoria em relação a PEC 241 e apoio ao movimento. Negociado: Declarado apoio, com garantia da realização de uma nota pública.
Ponto 4 – Nota de retratação, em relação as que foram lançadas via reitoria para a comunidade acadêmica, culpabilizando o movimento sobre o atraso do pagamento de bolsas e salários. Negociado: Reitoria se compromete em fazer nota de retratação e esclarecimento, com assessoria do movimento em relação ao conteúdo.
Ponto 5 – Possibilidade de realocação dos espaços que serão utilizados no prédio da reitoria no dia da votação, para outros locais dentro da própria UDESC. Negociado: Não haverá votação na reitoria.
Ponto 6 – Reunião até 10 de novembro entre reitoria, estudantes e entidades de classe para discutir as pautas estudantis.
Movimento Udesc Ocupada pela democracia
Florianópolis, 29 de outubro de 2016
A ocupação continua, a luta continua!
FORA TEMER
Nenhum direito a menos
Conta a PEC 241
Contra a MP 746
Contra a Lei da Mordaça

Vídeos e foto: Priscilla Britto, Desacato.info.

 

Fonte: Udesc Ocupada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login