Três dias de arte e entretenimento gratuito

Publicado em: 11/03/2014 às 09:43
Três dias de arte e entretenimento gratuito

Espetáculo Casa de Polvora é uma das atrações de 2014  - Denis NatanQuarta edição da Maratona Cultural de Florianópolis inicia no próximo dia 21 com 213 atrações em 48 pontos na cidade

O maior evento multicultural de Santa Catarina, a Maratona Cultural de Florianópolis, está de volta, em sua 4a edição, para comemorar os 288 anos da capital catarinense. Na programação, muita música, dança, teatro, cinema e artes visuais apresentadas de forma gratuita para os moradores e visitantes, em 48 espaços de Norte a Sul da cidade. Serão três dias de uma intensa e variada programação.

A grande temática deste ano serão as Artes Visuais, destacadas com o intuito de despertar um olhar diferenciado do público catarinense para esta importante manifestação cultural e abrir as portas das galerias e espaços de arte existentes na cidade – alguns desconhecidos por boa parte da população. Para isso, a programação de 2014 contemplou 21 espaços que estarão recebendo diferentes exposições e intervenções artísticas de mais de 80 artistas catarinenses. Como, por exemplo, a exposição Que desfaça o curso de qualquer certeza no Museu da Escola Catarinense, que reunirá 48 artistas locais e terá abertura oficial no dia 21 de março, às 19h.

E já que a programação abre justamente no Dia Internacional do Teatro (21 de março), a trupe do Teatro Invertido, de Belo Horizonte (MG), encena o espetáculo “Os Ancestrais”, às 20h e 23h, na Casa das Máquinas na Lagoa da Conceição. Na mesma noite, o público ainda poderá escolher ver a peça “Casa de Pólvora”, do Grupo Colher de pau Cia de Teatro e Scar, de Jaraguá do Sul (SC), com início às 20h, no TAC. Já o espetáculo “Ariana”, da Cia Jovem Escola do Teatro Bolshoi, está marcado para às 21h, no CIC.

No mesmo dia, os shows das bandas Cyclos (rock), Blame (rock) e Califaliza (rock) estão marcados para iniciar às 18h30 na Escadaria do Rosário, no centro da Ilha. O Quarto Fechado (rock), Indisciplina (world music) e Uh La La! (rock – Curitiba) estarão a partir das 23h, na Célula Cultural, no bairro João Paulo. Para finalizar a noite de estreia da Maratona Cultural de Florianópolis ainda há a Sessão de Cinema Maratona Cultural, com a exibição do filme “O verão do Skylab”, de Julie Delpy às 21h45, no Paradigma Cine Arte, na SC 401.

No sábado (22) e no domingo (23) serão mais de 30 horas de programação constante e diversificada, iniciando com a já tradicional programação infantil no Parque de Coqueiros, com brincadeiras, músicas e apresentações teatrais. Para quem ainda não conhece o centro de Florianópolis, a dica é FloripaWalking Tour, uma visita guiada ao centro histórico da capital, com duração aproximada de 2 horas e saída às 15h, em frente a Agência Poeta Zininho da Caixa Econômica Federal na Praça XV de Novembro. Uma outra dica é a exposição de Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand, que veio diretamente do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM – RJ), com visitação das 10h às 20h no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Ao longo dos dias serão exibidas 10 sessões de cinema, com destaque para sessão ao ar livre no jardim do Palácio Cruz e Sousa, no sábado (22) às 19h.

Totalizando serão 56 espetáculos musicais, 62 apresentações cênicas, compreendendo teatro, circo, dança e contação de histórias; e 21 exposições de artes visuais. Lembrando que para os espaços fechados e com limitação de público os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da apresentação.

Novos Endereços

Alguns endereços entram pela primeira vez no roteiro da Maratona Cultural, como, por exemplo, a Praça Clara Eulina Abreu Soares, no Rio Vermelho, que recebe a montagem teatral “Alevanta boi” da Cia Manipuladora de formas ETC I TAL. No Norte da Ilha são três novos endereços: a Praça Santo Antônio de Lisboa e a Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, e a Galeria Flávia Tronca, em Jurerê Internacional, que recebem atrações de teatro e artes visuais. O Parque Ecológico Córrego Grande também é outra novidade, recebendo a peça infantil “HAP! O melhor espetáculo da terra”, do Circular Artes do Circo, no dia 22, às 10h.

No Bairro da Agronômica também tem novidade, com a inclusão do Na Casa Coletivo Artístico, na Rua José Francisco Areia Dias, 359 (próximo à penitenciária), que estará aberta para a exposição Pátio de Verão, da artista Yannet Briggiler, das 10h às 20h. Indo para o Sul da Ilha, o Circo Dona Bilica, no Morro das Pedras, coloca na programação uma pitada da alegria circense com a reapresentação do espetáculo “HAP! O melhor espetáculo da terra”, às 16h, e “Palhaços, Pipoca e Circo”, da Cia pé de vento, às 21h.

A Lagoa da Conceição recebe nesta edição mais pontos de visitação, como as rodas de contação de histórias e shows musicais no Books & Beers (Trapiche Costa da Lagoa) e duas exposições simultâneas, Mover-se e O Despertar da Alma, no Espaço Cultural Bodega (Rua João Pacheco da Costa, 337). Já no Ateliê Luciano Martins, o artista apresenta uma releitura da sua trajetória profissional e a recém lançada exposição “Europa no Guardanapo”. Ainda na Lagoa, o Espaço Cultural Ponto d’Art (Av. Afonso Delambert Neto, 103) chega ao evento com a exposição coletiva “O ponto”, composta por produções de 18 artistas catarinenses, com visitação das 10h às 18h.

Seguindo a proposta de reviver o Centro de Florianópolis, a Maratona Cultural ativou novos endereços que se somam aos anteriores e colocam o bairro como o principal endereço do evento, permitindo que o público se locomova a pé e aproveite o maior número de atrações possíveis. As novidades são: Parque da Luz, com Piquenique e sets de música brasileira; Corredor das Artes, que congrega as ruas Tiradentes, Antônio Luz, Nunes Machado, João Pinto, Victor Meirelles, Saldanha Marinho e Travessa Ratclif, com shows musicais, intervenções e artes integradas, com palcos para apresentações simultâneas montados nas ruas Victor Meirelles e Travessa Ratclif. Para as artes visuais, o centro ganha com a inclusão da Loja 55 (Rua Tiradentes, 194), Galeria de Arte Ernesto Meyer na Assembleia Legislativa de SC (ALESC) e Museu Escola Santa Catarina (MESC), que ainda terá eventos de Cultura Digital e Arte Inclusiva.

Serviços especiais

Além de aumentar o número de atrações em bairros próximos, facilitando o deslocamento do público, a Maratona Cultural de Florianópolis 2014 irá dispor de alguns serviços especiais com o objetivo de facilitar o roteiro do público. Para isso, será disponibilizado um trajeto especial, através da parceria com o Floripaby Bus. Haverá também a locação de bicicletas para quem preferir deslocar-se de forma mais sustentável através de um bicicletário, que será montado na Praça Fernando Machado.

Visando garantir a segurança das crianças, a Maratona Cultural também firmou uma parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis, que irá disponibilizar pulseiras de identificação para os pequenos. As pulseiras poderão ser retiradas nos pontos do evento.

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funcultural, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha.

Deixe uma resposta