Série documental sobre artes estreia no Festival Liberte o Seu Imaginário

Produção audiovisual será lançada dia 15 de dezembro, na Galeria municipal de Itajaí Dinyz Domingos

Por que a arte existe? Pra que a arte existe? As perguntas são o fio condutor da narrativa de Arte Por Quê? Arte Pra Quê?, série documental de três episódios, cada um de 20 minutos, que mostra como a arte influenciou a vida e a formação da personalidade de três artistas catarinenses. A produção audiovisual será lançada durante o Festival Liberte o Seu Imaginário, dia 15 de dezembro (domingo), às 19h, na Galeria Municipal Dinyz Domingos, Itajaí. Resultado do Projeto de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista (formada na Univali em 2019) e documentarista Juny Hugen, a série discute temáticas envolvendo a importância da arte para a construção individual e coletiva da sociedade.

No primeiro episódio de Arte Por Quê? Arte Pra Quê?, é apresentada a história do jovem ator e dançarino Mauro Filho, que trilha seus sonhos e descobre a si mesmo nos palcos, atuando e dançando. Através do artista, também é feito um resgate da obra de Mauro Caelum, pai de Mauro Filho e seu principal influenciador. O segundo episódio é sobre a musicoterapeuta, Sandra, que a partir de seu instrumento preferido, o violão, descobriu sua paixão pela música e, também, como ela pode ser utilizada para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas, como idosos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já no último episódio, a série conta a história de Lindinalva Deólla, artista plástica itajaiense, que construiu a sua vida tendo como base a arte. Através de Lindinalva, também é possível conhecer um pouco da história da arte em Itajaí. Além dos personagens principais, também há a participação de personagens secundários, que ajudam a montar o perfil dos artistas.

Segundo a diretora da série, o objetivo da produção audiovisual é discutir, diante dos cortes do governo para os setores de arte e cultura, o desmonte do Ministério da Cultura e as discussões sobre a importância destes setores para a sociedade, como a arte pode transformar e direcionar vidas e mudar realidades. “A arte é intrínseca ao homem. Desde os primórdios da história de nossa civilização, ela é utilizada como ferramenta de expressão em suas diferentes formas. Arte Por Quê? Arte Pra quê? foi produzida com o intuito de mostrar que, independente da época ou situação, a arte é importante e faz parte da vida de cada um de nós, afinal, mesmo não produzindo arte, somos consumidores dela”, destaca.

 A ideia é que, além dos três episódios produzidos inicialmente, o projeto continue para contar a história e mostrar a influência da arte na vida de outros artistas. “Ainda há muito o que mostrar, somente aqui em Itajaí, há histórias de dezenas de artistas que podem ser apresentadas através da série. Pessoas que vivem da arte e pela arte e, além de terem sua vida transformada, também transformam a vida de outras pessoas”, explica Juny. Após o lançamento da série, os episódios ficarão disponíveis no YouTube e, também, serão divulgados no Instagram (@arteporqueartepraque).

Artista Plástica Lindinalva Deólla
Musicoterapeuta Sandra
Ator e Dançarino Mauro Filho 

Serviço:

O que: Lançamento Série documental Arte Por Quê? Arte Pra Quê?

Quando: domingo – 15 de dezembro de 2019, 19h

Onde: Galeria Municipal Dinyz Domingos (Rua Lauro Muller, 53, Centro – Itajaí/SC).

Quanto: Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.