Sem definição sobre venda de ativos, Leite anuncia novo presidente do Banrisul

Foto: Itamar Aguiar

Por Giovana Fleck.

O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (14) o nome de Claudio Coutinho como novo presidente do Banrisul. Com experiência no setor privado e público, tendo dirigido bancos como o CR2 Investimentos e o BBM S.A., Coutinho foi caracterizado como “estratégico” pelo governador.

“Queremos reiterar nosso compromisso do controle do banco pelo Governo do Estado. Consideramos a necessidade de sustentabilidade do negócio, dos riscos e da competitividade. Este banco tem capital aberto e responde aos seus acionistas. Ainda assim, é uma empresa estatal que tem o compromisso de ajudar no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou Leite.

O antecessor de Coutinho, Luiz Gonzaga Veras Mota, foi funcionário de carreira do banco. Agora, o novo presidente deverá, junto com seus vices, passar pela sabatina e pela aprovação da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.

Situação do Banrisul

Dois dias antes do anúncio do novo presidente, na terça-feira (12), a atual direção divulgou o balanço de 2018, com lucro líquido de R$ 1,1 bilhão em 2018. Este é o maior da história ao longo dos 90 anos da instituição – um dos poucos bancos estaduais com capital estatal que restaram no Brasil.

Após as eleições de 2018, a equipe de transição dos governos federal e estadual se reuniram para discutir estratégias de adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) – acordo com a União que suspende, mediante diversas contrapartidas, o pagamento da dívida estadual de cerca de R$ 80 bilhões.

No primeiro encontro oficial de Eduardo Leite com ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador detalhou o que o estado está disposto a negociar ativos e imóveis, assim como privatizar três estatais: CRM, Sulgás e CEEE. Na quarta-feira (6), o governador Eduardo Leite (PSDB) reencaminhou à Assembleia Legislativa um projeto solicitando a extinção da obrigatoriedade da realização de plebiscito para a venda das estatais, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 272.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.