Sarau Literário: A arte fazendo-se resistência em tempos de ódio, de fascismo

Foto: Ricardo Souza, para Desacato. info.

Por Eliezer A. de Oliveira, para Desacato. info.

Aconteceu na última sexta-feira, dia 21 de setembro, na livraria Objetiva, localizada no centro de São Miguel do Oeste/SC, o Sarau Literário com canções e recitações de poesias. O evento é organizado por um grupo de artistas locais e aconteceu pela 5ª vez, sendo aberto para todos os públicos, visando proporcionar espaços reflexivos, disseminando a arte em tempos difíceis.

O tema do evento era a primavera, a qual gera muitas reflexões pelo seu significado poético de renascimento, bem como faz com que a gente se encante com a beleza da vida em suas várias tonalidades. Compreendendo também que a primavera é feita de muita luta.

Ao mesmo tempo em que acontecia o sarau em uma livraria, nas ruas do centro também estava acontecendo uma mobilização com um pequeno grupo de apoiadores “do coiso”. Isso mostra dois contextos totalmente distintos, enquanto o Sarau Literário significa um avanço e um caminho que deve ser trilhado e apoiado por mais pessoas, a outra mobilização é um retrocesso sem tamanho para a sociedade.

Conforme Marcelo Bonadeu, integrante do grupo organizador do evento: “o sarau é algo muito importante e tão necessário para compor nossos dias. Infelizmente a gente cresceu em um mundo que nos ensinaram apenas a trabalhar, ser sério, e isso nos tornou pessoas tristes.” De acordo com o poeta nosso corpo é configurado de sensações e a arte é uma das formas de expressar toda intensidade, portanto diz ele que “quando não encontra vasão da palavra ou da arte, tende-se a ser uma pessoa fascista. O que está deixando nossos dias mais tristes.”

Bonadeu ressaltou ainda: “a arte não é apenas um adorno ou um acessório da nossa vida, ela é algo que nos ajuda a construir a nós mesmos a cada instante.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.