Sábado de literatura movimenta o Tralharia

Publicado em: 07/06/2017 às 17:26
Sábado de literatura movimenta o Tralharia

Neste sábado, 10 de junho, o Tralharia – antique, café , bar – sedia o lançamento de duas obras literárias a partir das 16 horas. Iluminuras: pequenos ensaios sobre cinema e audiovisual, do cineasta e professor, Ricardo Weschenfelder; e Larva da Palavra, da escritora e poetisa, Angélica Miranda.

Por Evelise Nunes. 

Publicado pelo Selo Patifaria, Corrupiola Experiências Manuais e Editora Caseira, Iluminuras foi escrito durante o doutorado de Ricardo (entre 2013 e 2016) e traz breves textos sobre temas relacionados ao universo e a cultura do cinema, como filmes, cineastas, autores e conceitos. Segundo o autor, os ensaios abordam temas muito diversos como, por exemplo, a imagem digital, o rosto no cinema e a realidade no cinema, tratados de forma poética e intuitiva. “Buscam a minha memória afetiva sobre as imagens e os sons do cinema”, conta Ricardo.

“A metáfora das ‘iluminuras’ é trazer a luz e as transparências (e opacidades) das imagens do cinema e também está relacionada com a estética do livro”, completa o autor. O livro traz ainda ilustrações da artista plástica Pati Peccin e estará à venda por 40 reais.

Já Larva da Palavra é uma coletânea de poemas de Angélica Miranda com ilustrações da artista plástica, Silvia Teske. Realizada pelo Coletivo Hiato de Brusque, com recursos do Fundo de Cultura da cidade, a publicação é uma homenagem e um resgate às obras da autora, falecida em 2015.

Para Silvia Teske, ilustrar esse material foi extremamente prazeroso. “Cada poema selecionado (nossa tarefa árdua, já que são muitos), pedia um diálogo e não uma constatação”, conclui. Como não pode ser comercializado, o livro será distribuído para quem adquirir o livro de Ricardo.

Deixe uma resposta