Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 10 e 15 de setembro de 2018

Vamos fechando nossa tarefa de hoje, com a Retrospectiva Semanal, indo mais longe no tempo.

Hoje, 16 de setembro, se cumprem 42 anos do sequestro, tortura e desaparecimento de Francisco (14), Alejandra (14), María Claudia (16), Pablo (17), Víctor (16), Horacio (17), Emilse (17), Patricia (16), Claudio (17) e María Clara (17), estudantes argentinos que lutavam por muito mais que o passe livre.

Em tempos em que a ultradireita está mais vigente do que nunca no Brasil, o que aconteceu com os jovens argentinos precisa nos servir de lembrança do que ela é capaz de fazer.

Meninos de La Plata – Presentes!

Até amanhã, com o comando de Tali Feld Gleiser, que escolheu este fechamento justo e alertador.

Obrigado pela compania e até a próxima Retrospectiva.

Raul Fitipaldi.

Na sexta-feira, Paulo Fortes entrevistou Ivan César Cima do Conselho Indigenista Missionário/Regional Sul que conversou sobre a atividade que aconteceu nos dias 14 e 15 em Chapecó, SC, e reuniu lideranças indígenas de várias regiões.

Aparentemente o tema não é sério. Luciane Recieri não sabe quanto tempo dura a reflexão de uma lagarta, tampouco sabe quanto se vive tendo asas. Não é sério, tem certeza?

Leia A Outra Reflexão em tempo de crônica da nossa escritora paulistana.

Não queria falar de lagartas hoje

Na Argentina, Maurício Macri, espelho do ilegítimo Michel Temer, segue a mesma receita que o imperialismo obrigou aos países da região. Escolhido democraticamente, ele junto ao Poder Judiciário, a mídia conservadora e um importante setor do parlamento prepara sua impunidade e pretende levar ao cárcere, sem provas, Cristina Kirchner, para que não seja candidata em 2016. Você já viu o roteiro que conta Débora Mabaires, no Brasil.

Mauricio Macri: Preparando a impunidade

Claudia Weinman apresentou a edição de quinta-feira, dia 13, do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, destacando a vitória da escola rural de Caibi, no Extremo Oeste catarinense.

Rosangela Bion de Assis, refletiu poeticamente sobre ela mesma depois de uma intensa jornada de trabalho: coberturas, fotos, entrevistas ao vivo e gravadas, rádio, sobe e desce do carro, mudam as pautas. Isso tudo com meio século no corpo. O vinho restabeleceu, né?

Incurável

Impressionante, como sempre ou, cada vez mais, Guigo Ribeiro segue com seus Monólogos Cotidianos. “O convertido” é o novo assunto da sua crônica reflexiva. Texto, ironia, teatralização da vida.  Você vai ler, não vai?

Monólogos Cotidianos – O Convertido

Mais uma vez, um sarau literário vai mexer com a cultura de São Miguel do Oeste. Claudia Weinman entrevistou na semana que passou, a cantora e autora, Regina Cardoso que falou do evento do dia 21 de outubro. Confira!

No meio da semana, a jornalista Elaine Tavares fez uma foto editorial da conjuntura brasileira, após o ataque ao capitão da reserva, Jair Bolsonaro e a indicação esperada do professor Fernando Haddad para substituir Lula da Silva na eleição. Vale a penar ler!

Lula e a política brasileira

Os Crimes Neoliberais têm se avolumado no governo ilegítimo de Michel Temer. De forma rápida, com uma pitada de ironia, o economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, disseca cada crime contra a soberania, o patrimônio e o futuro do povo brasileiro, no programa editado por James Retiere, com imagens de Jana Machado e a direção geral de Tali Feld Gleiser.

Não perca, assista e compartilhe!

Ante a proximidade da eleição que determinará o futuro do Brasil, e em boa medida da América Latina e Caribe, sendo esse país o mais influente da região, Elissandro Santana, refletiu sobre o golpe acontecido em abril de 2016 em perspectiva. As dúvidas sobre a possibilidade de mais um golpe dentro do golpe ainda pairam. Leitura necessária!

A eleição de 2018 e as memórias do golpe no Brasil

No Informativo Paralelo da terça-feira passada,  o jornalista Rodrigo Chagas do Portal Imaruim falou, na sua visita ao estúdio da Rádio Planeta Ilha, sobre a mídia nas eleições .

Participação das jornalistas: Sonia W MalufElaine Tavares Rosangela Bion de Assis.
Coluna: Claudia Weinman.

Apresentação: Jana Machado e Izabel Cristina Rhoden Fávero
Comentários e entrevistas: Raul Fitipaldi.
Produção: Mayara Heloisa Santos
Direção Geral: Tali FG Feld Gleiser

Mídia e eleições – Informativo Paralelo #84

O agravamento da crise argentina com as medidas impopulares de Maurício Macri apresentam uma situação que pode ter seu espelho no Brasil, onde “a crise ainda não pegou pra valer” segundo afirmou o economista José Álvaro Cardoso, n’A Outra Reflexão. Um olho no peixe e outro no “Gato”, já que esse é o apelido que o povo deu a Maurício Macri.

Pagando a conta com recursos alheios

Na terça-feira, dia 11 de agosto, Rosangela Bion de Assis, com imagens de Jana Machado, entrevistaram o professor de filosofia,  Alessandro Pinzani, sobre o 8º Simpósio Internacional sobre Justiça, acontecido na UFSC.

A coluna coletiva desta semana foi iniciada pela jornalista, Elaine Tavares. Lembrando sua paixão pela produção audiovisual, seus tempos de tevê e suas caminhadas pelas entranhas da mídia monopólica, Elaine reflete sobre a banalização da vida exposta na telinha.

O capitalismo, a banalização da vida e o Netflix

Na segunda-feira, dia 10 de março, Rosangela Bion de Assis apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. A palavra chave do jornal foi DEMOCRATIZAR. Se ainda não acompanhou, assista!

Bom dia a todas e todos! 17ºC em Florianópolis, sem chuva neste momento e sol entre nuvens. Um belo arco íris no canto da janela.

Iniciamos mais uma Retrospectiva Semanal com as produções audiovisuais, jornalísticas e literárias do Portal Desacato. Num país tenso pelo processo eleitoral, em estado de exceção e com posições polarizadas, buscamos um domingo de calma e boa leitura.

Vamos juntos até 21 h. Venha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.