Retrospectiva Semanal do Portal Desacato de 25 a 30 de junho de 2018

Vamos encerrando nossa Retrospectiva Semanal com um novo texto de Luciane Recieri que recupera do arquivo, uma crônica e confessa: “Sou só e apenas palavras e verbos, uns adjetivos e pronomes pessoais do caso reto e oblíquo.”

Este editor tem certeza que Luciane é muito mais do que isso. Com essa certeza se despede de todas e todos até a próxima Retrospectiva Semanal.

Obrigado pela companhia. Boa semana e até o próximo domingo!

Raul Fitipaldi

Esse amor por tudo que é mais perdido

O realismo fantástico encontra uma releitura de época nas crônicas de Guigo Ribeiro. Dói e é doce. Um raio de luz tênue dá esperança e projeta uma sombra que nos revela e nos rebela. E segue doendo, e vai doer até um dia mudar. Um dia…

As Três Marias

Como gastamos o tempo em épocas de perversidade neoliberal? O tempo é igual para todas e todos? Mayara Bergamo se pergunta: “…até quando pretendemos permitir que o tempo das crianças, dos jovens e das mulheres negrxs seja perversamente exterminado?”.

Neoliberalismo, perversidade e o tempo roubado

A jornalista Rosangela Bion de Assis tem como hábito semanal partilhar suas experiências pessoais com os leitores. Agora, de molho.

De molho

Depois de concluído o Julgamento Popular sobre o caso Marcelino Chiarello, emitiu-se uma sentença sobre a qual falou para Desacato.info, o advogado Prudente José Silveira Mello.

;

O caso Marcelino Chiarello, além da cobertura acontecida ontem, mereceu um texto que nos coloca frente ao que está na discussão, quem era Chiarello e que procuram os movimentos que organizaram o Julgamento Popular. Claudia Weinman escreveu:

Caso Chiarello: O povo não acredita em suicídio

O professor, escritor e tradutor, Elissandro Santana, novamente dirige sua visão ao problema do modelo de turismo na belíssima cidade baiana de Porto Seguro. Leia!

Rediscutindo as insustentabilidades no turismo de Porto Seguro

Nossa colunista, Elenira Vilela, conversou com Claudia Weinman, sobre a importância do Julgamento Popular, acontecido ontem, sobre o assassinato do ex-vereador do Partido dos Trabalhadores de Chapecó, Marcelino Chiarello.

A crônica que Repórter Descéo Machado, o investigador do profundo das almas, escreveu, parece o roteiro de uma curta-metragem. Leia e confira na coluna d’A Outra Reflexão.

Amor não se contrata ou afeto no puteiro

Ontem, sábado 30 de junho, Claudia Weinman e Julia Saggioratto informaram ao vivo desde Chapecó, oeste de Santa Catarina, sobre o julgamento popular pela morte do vereador Marcelino Chiarello, anos atrás naquela cidade. A primeira entrevista foi com o juiz e relator dos direitos humanos do Maranhão, Jorge Moreno.

Na segunda-feira passada, Argentina parou. Ruas vazias, cidades desertas. A CGT – Confederação Geral do Trabalho, pouco crítica a Macri, viu-se obrigada a chamar a greve pela pressão das bases. Sobre isso escreveu de Buenos Aires, Débora Mabaires, n’A Outra Reflexão.

Mauricio Macri e a greve geral

Na quinta-feira, Rosangela Bion de Assis entrevistou a educadora Miruna Genoíno, sobre seu livro Felicidade Fechada. Na obra, Miruna conta as situações que sua família passou na luta por justiça durante a prisão e julgamento do ex-guerrilheiro e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno.

A luta pela moradia, o direito à terra, está presente na capital catarinense, Florianópolis. Na cidade rica e badalada, pérola do turismo nacional, famílias não podem pagar um aluguel, não tem terra onde construir sua casa, e a distância entre ricos e pobres é gigante. As comunidades decidiram se unir nessa luta, desesperada e legítima. Assim o documentou na sua coluna, a jornalista Míriam Santini de Abreu.

Ocupações da região de Florianópolis unidas na luta por moradia

O capítulo Nº 11 do programa Vida Em Resistência, parceria entre o Portal Desacato e o CIMI – Conselho Indigenista Missionário/Sul, apresentado por Julia Saggioratto, foi ao ar com o tema: Estereótipos e Racismo. Lembre!

Elaine Tavares, mais uma vez, na qualidade de pensadora independente, jornalista, professora, nos coloca na mesa um tema central no cotidiano comunicacional: as notícias falsas e, também, as falsas formas de combatê-las. Leia!

As novas tecnologias, as notícias falsas e o jornalismo

Rosangela Bion de Assis, Jana Machado e Mayara Santos visitaram a Ocupação Marielle Franco, na Caeira do Saco dos Limões, em Florianópolis. Um dos informes, ao vivo, foi este:

 

O professor em Saúde Pública, da Universidade Federal de Santa Catarina, Douglas Kovaleski, nos convidou, na segunda passada, a uma inserção no campo teórico para discutir a alienação. E começou por uma visão marxista.

Sobre a alienação em saúde

Na segunda-feira, dia 25, Mayara Santos apresentou uma edição especial do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, ainda comemorando 1 ano do jornal online do Portal Desacato.

A nova vitória do conservador presidente da Turquia, Recip Erdogan, foi avaliada na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, pela doutora em geografia e socióloga, Rita Coitinho, sempre trazendo uma visão da geopolítica mundial.

O fator Erdogan: conservadorismo em ascensão

Bom domingo a todas e todos!

O sol está brigando com as nuvens na Ilha de Santa Catarina. Com a esperança da Luz iniciamos a jornada, primeiro dia do mês de julho de 2018. Hoje tem uma eleição importantíssima para América Latina no México. Ficamos de olho na votação azteca e colocamos um pouco de música no começo da tarefa, com a entrevista que Jana Machado fez, na quinta passada, com a cantora Annyria Wailer.

Vamos caminhando, lado a lado, até as 21 h. Viva Zapata!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.