Retrospectiva Semanal das nossas produções e coberturas entre os dias 16 e 23 de julho de 2017: acompanhe

Publicado em: 23/07/2017 às 08:58
Retrospectiva Semanal das nossas produções e coberturas entre os dias 16 e 23 de julho de 2017: acompanhe

#RetrospectivaSemanal

Edição em desenvolvimento – 13:54

Enquanto caia a tarde do domingo 16, os trovadores Pedro Pinheiro e Pedro Munhoz gravavam um vídeo com Cláudia Weinman e Júlia Saggioratto anunciando sua caminhada pelas estradas oestinas.

Assim fechava o domingo anterior:

 

Na segunda feira, dia 17, se passavam mais de 20 dias da greve de fome dos estudantes universitários hondurenhos, em protesto contra as autoridades da máxima casa de estudos.

Ronnie Huete Salgado começava reportando muito cedo Ao Vivo, sobre a situação dos estudantes:

Como quase toda segunda-feira, de vez em quando é na terça, gravamos mais uma edição do programa semanal Informativo Paralelo, a de Nº 46. Nesta oportunidade convidamos Marcos Pinar, “Marcão”, presidente da UFECO – União Florianopolitana de Entidades Comunitárias. O tema: Transparência e Participação Popular na Distribuição dos Recursos Municipais.

Assim o anunciamos Ao Vivo:

A produção do dia 17 de julho terminou com a apresentação da 6a. edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, com Caroline Dall ‘Agnol, Cláudia Weinman e equipe.

Se não assistiu ainda, tá na hora!

Na terça-feira, 18 de julho, Ronnie Huete Salgado nos informava, Ao Vivo, que os estudantes em greve de fome, na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, sofreram torturas por parte dos agentes de segurança privados contratados pelas autoridades universitárias. A crise humanitária se instalava no centro de estudos.

Na quarta-feira, 19 de julho, a resistência universitária em Tegucigalpa se transforma numa festa com bandas de música e se prepara a Mãe de Todas as Marchas, assim batizada pelos organizadores.

Ronnie conferia Ao Vivo:

Na quarta-feira, às 10h da manhã, como sempre, o novo capítulo do Informativo Paralelo foi ao ar. A eidção #46 discutiu Transparência e participação popular.

Se não ouviu na quarta, aproveite o domingo e se informe sobre um tema tão importante para sua vida como cidadã e cidadão.

https://www.podomatic.com/podcasts/tali-feld/episodes/2017-07-19T06_30_57-07_00?utm_source=web-player&utm_medium=episode-link

 

 

Na quinta-feira, dia 20 de julho, Ronnie Huete Salgado, Ao Vivo, continuava cobrindo a gravíssima situação na Universidade Nacional Autônoma de Honduras. Ronnie entrevistava o advogado José Antonio Ávila, que entrou na justiça com denúncia contra a Reitora Julieta Castellanos por abuso de autoridade, violação às leis do país e aos Direitos Humanos.

O advogado elevou ao Ministério Público a denúncia por não fazer caso à justiça de Tegucigalpa, e a solicitação é para que ela seja removida do cargo.

A situação na Universidade é histórica e a greve de fome dos estudantes, com 30 estudantes em processos de julgamento, agressões contra o direito de protesto e contra a liberdade de expressão.

Mais tarde, em Florianópolis, teve o ato em solidariedade ao ex-presidente Lula e em defesa da Democracia e pelos direitos.

A equipe do Portal esteve lá, Ao Vivo, com o comando de Caroline Dall ‘Agnol, e a participação de Mayara Santos, Marcelo Luiz Zapelini e Luca Gebara.

Caroline Dall ‘Agnol entrevista o presidente do PT de Florianópolis. Carlos Eduardo de Souza.

 

O ato em solidariedade com o ex-Presidente Lula, em Florianópolis, culminou na frente do Terminal de Integração do Centro – Ticen, com uma série de intervenções de diversos manifestantes. Se destacou a intervenção do dirigente do MST, Vilson Santin.

A sexta-feira, dia 21, teve um desfecho muito ruim em Tegucigalpa. Os 19 estudantes julgados por supostos ataques ao patrimônio da casa de estudos foram expulsos por 5 anos da Universidade Nacional Autônoma de Honduras. Nossa correspondente, pelo “crime de comunicar” também foi separado da possibilidade de cursar. A ditadura de Juan Orlando Hernádez se reproduziu através da Reitora, Julieta Castellanos.

Ontem, sábado 22 de julho, o cooperado jornalista e fotógrafo, Marcelo Luiz Zapelini, deu cobertura ao debate acontecido na Reitoria da UFSC, pelo Fórum da Cidade, para mais uma vez discutir a colcha de retalhos do Plano Diretor.

A manchete de Marcelo é concluinte: “Comunidades de Florianópolis consolidam posição contra alterações arbitrárias no Plano Diretor”

http://desacato.info/comunidades-de-florianopolis-consolid…/

As produções de semana fecharam ontem, sábado 22, com mais um registro de Cláudia Weinman e Júlia Saggioratto sobre o projeto #CantoseCordasUmOutroOlhardoSul que voltou a caminhar com seu “Um outro Olhar do Sul”, que tem o objetivo de mostrar o Sul do Brasil sob um outro ponto de vista, fazendo uma crítica à imposição histórica que a classe dominante faz com a cultura, a política, a economia e a vida das pessoas.
Esse projeto mostra o Sul dos “invisíveis”, dos que sempre foram explorados/as e que jamais tiveram privilégio algum. A canção “Um outro olhar do Sul” (Pedro Munhoz, Pedro Pinheiro e Claudia Weinman), interpretada nesse vídeo, traz os elementos fundantes desse projeto.

Por Claudia Weinman e Julia Saggioratto, para Desacato. Info.
Até aqui a nossa Retrospectiva Semanal do Portal Desacato. Voltamos com ela no próximo domingo, 30 de julho.

Siga agora com A Outra Informação.

Obrigado por estar aqui com a gente: Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

Deixe uma resposta