Professora é demitida após vencer câncer

Entrevista com a professora Patrícia Oliveira Machado realizada nesta quarta-feira (30/6), no JTT – A Manhã com Dignidade

 

Patrícia Oliveira Machado trabalha na rede municipal de Florianópolis desde 2007 e desde 2015 na Escola Municipal Antônio Paschoal, no bairro Rio Vermelho.

Em setembro de 2015 seu marido foi diagnosticado com câncer, e Patrícia teve de se afastar por alguns meses. Em agosto de 2016, após o falecimento do companheiro em abril do mesmo ano, ela é diagnosticada com linfoma folicular, um tipo de câncer. A pesar da doença, continua trabalhando até 2017, quando se afasta e permanece 2 anos em tratamento lutando pela vida. Patrícia se recupera e, com o câncer em remissão, volta a trabalhar no final de 2019.

Após passar todo 2020 dando aulas de forma virtual, Patrícia está sendo impedida de retornar ao trabalho. Sua perícia médica de 2017 foi escrita com um laudo de incapacidade ao trabalho, sendo que ela estava em tratamento. No começo do ano, mesmo com saúde e trabalhando normalmente, a professora foi demitida por infringir o estatuto do servidor.

“A gente luta pela vida, mas não tem o direito de exercer plenamente a vida. É a profissão que exerci a minha vida inteira e que me dignifica como ser humano”, diz Patrícia.

Assista à entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.