Por Memória, Verdade e Justiça

Por Rosangela Bion de Assis, para Desacato.info.

Hoje, dia 1º de abril, às 19 horas, a sede da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC) estará aberta para o lançamento do documentário “O Dia da Memória” sobre a Caminhada por Memória, Verdade e Justiça, que se realizou em Florianópolis em abril do ano passado.   A sede da CpCC, mais conhecida como a “Casa da Outra”, da Outra Informação, fica localizada na rua João Motta Espezim, nº 1211, Saco dos Limões.

A Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC) e o Portal Desacato.info realizaram a cobertura jornalística audiovisual, com entrevistas e seguimento de todo o Ato que lembrou os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, no dia 1º de abril de 2014, em Florianópolis. Esta cobertura foi realizada pelos jornalistas e diretores da CpCC, Rosangela Bion de Assis e Raul Fitipaldi, e o diretor de TV da entidade, James Domingos Pereira, com a locução de Ana Carolina Coan. Nesse dia foram produzidos conteúdos e imagens, além de mais de 20 entrevistas com lideranças da cidade de grande representatividade.

O “Dia da Memória” lembra a data que, a partir deste ano, de acordo com a lei nº 16.549/2014, passa a integrar o calendário oficial de eventos em Santa Catarina como o Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória, em homenagem a todos os que lutaram contra a ditadura civil-militar instalada por meio de golpe em 1º de abril de 1964, bem como visa ”promover a reflexão sobre a importância do Estado Democrático de Direito e a preservação dos direitos humanos”.

O documentário será utilizado pelos membros do Coletivo Estadual por Memória Verdade e Justiça como forma de relembrar os horrores da ditadura e alertar sobre a importância da democracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here