Pensando com Paulo Freire na TV UFSC

RB_Paulo-Freire-2Conhecido por ser o mais célebre educador brasileiro, Paulo Freire criou o método de alfabetização de adultos, que leva o seu nome. Ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político, onde o objetivo maior é conscientizar o aluno.

O método foi desenvolvido nos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais sem acesso à escola, formando um contingente de excluídos da participação social.

Com atuação e reconhecimento internacionais, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. O educador morreu em maio de 1997 e em 2012 foi declarado patrono da educação brasileira.

Neste documentário da série “Realidade Brasileira” pode-se conhecer o seu legado, que apresenta a educação como espaço de transformação social e ajuda não só a ler, mas também a escrever a história. O programa vai ao ar neste domingo, às 21 horas.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista também aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

Fonte: Notícias UFSC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.