OBJETHOS discute a cobertura do racismo nas escolas públicas de Florianópolis

Foto: Sofia Mayer

Por Sofia Mayer.

Nessa quarta-feira, 25, a equipe do ObjETHOS realizou o segundo encontro do semestre do projeto de extensão “Educação para a Crítica de Mídia”, no qual debatem com alunos de Ensino Médio de escolas públicas a cobertura jornalística da imprensa sobre diversos assuntos. As rodas de conversa foram coordenadas pelo professor Samuel Lima e contaram com o apoio do pesquisador Ricardo Torres (doutorando do POSJOR/UFSC) e dos graduandos de jornalismo Isabela Petrini, Luiza Morfim, Sofia Mayer e Rafael Moreira.

O tema dessa vez foi a abordagem de questões raciais e do racismo pela mídia. A escolha foi feita pelos próprios alunos, que no encontro anterior apontaram quais temas gostariam de discutir. Racismo foi a temática mais votada nas duas turmas: terceiro ano do ensino médio da escola Aderbal Ramos da Silva (Estreito) e segundo ano da escola Dayse Werner Salles (Coqueiros). Com o objetivo de discutir como o tema é retratado por diferentes veículos jornalísticos (independentes e tradicionais) a equipe do objETHOS apresentou um vídeo, com fontes especializadas. O material, produzido pelas alunas da graduação do Jor/UFSC Luiza Morfim e Carol Gómez integrantes da equipe do projeto, apresentou relatos de especialistas e fontes sobre a temática.

Durante o debate, os alunos expuseram que o racismo ainda é mal explorado pela mídia e raramente as vítimas desse crime são ouvidas pelos jornalistas. Além disso, alguns perceberam como algumas notícias que tratavam do assunto eram mal escritas, sem contextos e com informações superficiais, esclarecendo muito pouco o público sobre os casos e o assunto. Na percepção geral, a mídia jornalística trata de pouquíssimos casos, considerando a frequência de práticas sociais racistas.

Assista ao vídeo produzido pela equipe do objETHOS para os encontros:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.