Obama está dormindo de touca?

 Lobo 2

Por Viegas Fernandes da Costa* para Desacato.info

Guerra Fria, década de 1980, Iraque declara guerra aos xiitas do Irã. Os Estados Unidos financiam Saddam Hussein, sunita, para combater os xiitas. Iraque vence Irã, Saddam sunita assume o poder de um país de maioria Xiita.

Fim da Guerra Fria, começa a década de 1990. Saddam invade Kuwait e ameaça controlar os preços do petróleo mundial. Bush, o Velho, descobre-se sacaneado pelo antes aliado sunita, declara guerra contra o Iraque e obriga as tropas de Saddam Hussein a sair do Kuwait, mas deixa o antigo aliado no poder. Bush, o Velho não cometeria a idiotice que o filho cometeu, de entregar o Iraque à maioria xiita. Por sua vez, Bush, o filho, usa a desculpa esfarrapada do´combate ao terrorismo para acertar contas com Saddam, afinal, os filhos provam sua independência em relação aos pais, contestando-os.

Século XXI, Bush, o idiota, inventa nova guerra, caça Saddam como a um coelho, consegue capturá-lo apesar de todas as trapalhadas das suas tropas e enforca o antigo aliado. É a civilização Ocidental dando exemplo ao Oriente. Com a morte de Saddam, sunitas perdem espaço político aos xiitas, que assumem o poder. Estados Unidos fica por lá, treinando soldados, matando civis, explorando o petróleo, até Obama resolver que chegou a hora de voltar para casa. Os xiitas no poder.

2014, sunitas se organizam, pegam em armas e passam a dominar territórios iraquianos. Xiitas correm o risco de perder o poder para os sunitas, grupo ao qual pertencia Saddam, antigo aliado dos EUA. O Irã, xiita, continua lá, na dele. Não sei, mas tem algo de estranho neste avanço sunita pouco tempo depois da retirada dos EUA. Obama está dormindo de touca? Acho que não, principalmente depois de sabermos o quanto o governo estadunidense gosta de fuxicar nas intimidades dos outros (salve Snowden!). Acaso a Águia não previra o avanço sunita sobre o Iraque, ameaçando o governo xiita, só possível graças às diabruras do garoto irresponsável que queria mostrar ao Velho que este estava errado?

A questão é: por que, após a retirada das tropas estadunidenses, os xiitas correm o risco de perder o poder para os sunitas no Iraque? Vale lembrar que Bashar al Assad, reeleito na Síria, é alauíta, um ramo do xiismo. A Síria está em guerra civil, e os EUA só não meteu os pés lá porque a Rússia não deixou. O Irã, em rusgas eternas com os estadounidenses, apesar dos recentes diálogos para a resolução do impasse acerca do enriquecimento de urânio, continua xiita, e também não por acaso já manifestou interesse em colaborar com o governo iraquiano para combater o avanço sunita.

Como se percebe, o Iraque é apenas mais uma peça neste tabuleiro de xadrez da geopolítica. O detalhe é que nesta partida, o xeque-mate não interesse a ninguém.

* Viegas Fernandes da Costa é historiador e professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).

Imagem tomada de: mascotas.facilisimo.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.