O primeiro país do mundo a legalizar o aborto foi a URSS

A conquista do aborto legal e seguro, uma luta importantíssima para as mulheres do nosso país, foi concretizada em 1920 pelas mulheres revolucionárias de 1917.

Em 8 de novembro de 1920, as mulheres da URSS, conquistaram o direito ao aborto gratuito e sem restrições no primeiro trimestre de gestação.

“As heroínas da Revolução de Outubro formavam todo um exército, e embora seus nomes estejam esquecidos, sua abnegação vive em cada vitória daquela revolução, em todos os ganhos e façanhas desfrutadas pelos trabalhadores da União Soviética. É logico e incontestável que, sem a participação das mulheres, a Revolução de Outubro não traria a Bandeira Vermelha da vitória. Glória às trabalhadoras que marcharam sob a bandeira vermelha durante a Revolução de Outubro. Glória à Revolução de Outubro que libertou as mulheres!”
(Mulheres Militantes nos Dias da Grande Revolução de Outubro – Alexandra Kollontai)

Em outubro de 1917, as trabalhadoras e trabalhadores da URSS, tomaram o poder e instauraram diversas conquistas para as mulheres. Este mês se completam 100 anos da Revolução de 1917.

 

Fonte: Ocupação Mulheres Mirabal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.