Netanyahu não consegue formar governo em Israel e rival terá 28 dias para fazê-lo

Netanyahu. Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (21) ter informado o presidente de Israel, Reuven Rivlin, de que não conseguiu formar o governo.

O presidente israelense havia incumbido Netanyahu de conseguir a maioria necessária para formar o governo até o dia 23 de outubro. Isso porque tanto o premiê quanto seu adversário, Benny Gantz, não conseguiram obter a maioria dos votos nas últimas eleições no país.

“Desde que recebi o mandato [para formar o governo] eu trabalhei incansavelmente […] para estabelecer um governo de ampla unidade nacional”, disse Netanyahu em um vídeo publicado em sua conta no Facebook.

Netanyahu acrescentou que seus “esforços para trazer Gantz à mesa de negociações […] e evitar uma nova eleição falharam”, ressaltando que o líder do partido Azul e Branco recusou os pedidos.

Diante da situação, o presidente Rivlin afirmou em uma declaração que pretende dar a Gantz 28 dias para formar uma coalizão. O presidente deve formalizar sua decisão nos próximos 3 dias.

As eleições israelenses ocorreram em 17 de setembro, dando ao partido de Gantz 33 cadeiras no Parlamento e 32 para o Likud, de Netanyahu. Esse foi o segundo pleito realizado em Israel em 2019, consequência de uma primeira tentativa frustrada de Netanyahu de tentar formar o governo no país.

O atual premiê chegou a sugerir a formação de um gabinete com igualdade de representação dos partidos para formatar um plano de segurança nacional e garantir seu financiamento, além de um plano conjunto no acordo dos EUA para a Autoridade Palestina.

Para que a memória coletiva prevaleça!

“Quarenta.” Apoie essa ideia!

https://www.catarse.me/quarenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.