Mutirão de Plantio Terra Indígena Morro dos Cavalos

Imagem: Reprodução

Está chegando o dia do Mutirão de preparação de plantio da Comunidade Agroecológica do Bem Viver! ???

“Mutirão” é uma palavra que nos encanta. Ela vem do tupi antigo e significa “trabalho coletivo pelo Bem Comum”. E é exatamente isso que faremos nesse final de semana: sábado e domingo, de 9h às 17h em plena Terra Indígena no Morro dos Cavalos!

Esse será o primeiro mutirão de preparação do plantio da Comunidade Agroecológica do Bem Viver, ou seja, nesse momento iremos planejar e trabalhar a terra para que em breve possa receber as sementes e germinar abundância!

Informações importantes
? Data: de 20 à 21/07/2019 (sábado e domingo)
? Local: Centro de Formação Tataendy Rupa, Terra Indígena Morro dos Cavalos, Palhoça/SC.
? Como chegar: Chegue no endereço pelo link https://www.google.com.br/maps/place/Centro+de+Forma%C3%A7%C3%A3o+TATAENDY+RUPA/@-27.8051798,-48.6430846,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x95272c28505ba6af:0x8e0a393c595af35!8m2!3d-27.8051846!4d-48.6408959

* De carro, na direção de Floripa/ Porto Alegre, passando a Aldeia Itaty entrar a direita no maciambu pequeno. Após aproximadamente 300 metros de estrada de chão, a primeira casa da rua verde à esquerda.

* Se for de ônibus descer em frente a aldeia indígena Itaty e caminhar pela trilha de acesso que termina em frente ao Centro de formação Tatandy Rupa.

? O QUE LEVAR PARA O MUTIRÃO?

Sapato fechado, calça, blusa de manga cumprida, chapéu, filtro solar, garrafinha de água e, caso tenha, luvas. Se tiver mudas também ou sementes de plantas frutífera, seria maravilhoso levar! ? Quem tiver e puder doar ou compartilhar ferramentas de jardinem como enxada, tesouras, luvas, sacos de lixo, cavadeira, etc. 🙂

? O QUE LEVAR PARA CONTRIBUIR COM AS REFEIÇÕES COLETIVAS ?

– Frutas, hortaliças, carne, peixe, farinha, suco, arroz, feijão, macarrão, milho, batata doce, mandioca, amendoim, café.
– Pratos, copos e talheres, na intenção de produzir o mínimo de resíduos durante o mutirão.
– Coletividade na hora do preparo das refeições e limpeza do ambiente

? O QUE LEVAR PARA ACAMPAR?

– Utensílios para sua higiene pessoal
– Repelente e Filtro Solar
– Para quem for acampar no local, tragam suas barracas e equipamentos para acampamento (saco de dormir, barraca, lanterna, cobertor, roupas de cama e banho)
– tabaco e erva mate para rezos tradicionais na fogueira.

? POSSO CONVIDAR ALGUÉM?

Por favor! ? Queremos que cada dia mais pessoas somem nessa construção com a gente e os mutirões são uma porta de entrada muito importante para as pessoas se encantarem com a terra, com as pessoas e com a perspectiva de construir uma nova sociedade. É só ir com bom coração e vontade de aprender e conviver de forma harmoniosa com pessoas e com a Natureza que tá valendo!

? E SE EU NÃO PUDER IR?

Não tem problema! Se você ajudar a gente a divulgar pra que mais pessoas possam somar nesse momento já cumpre um papel importante. Acreditamos que teremos bastante gente conosco fazendo esse trabalho de formiguinha. Divulgar e convidar mais pessoas já é uma importante forma de colaborar. E teremos novas oportunidades todos os meses! ?

? ALGUMAS DICAS DE CONVÍVIO HARMONIOSO ?

Esse Mutirão não é turismo etnológico, é preciso muito respeito e consciência em todas as relações estabelecidas.

Silêncio: A aldeia é um espaço sagrado, onde vive a comunidade guarani, assim uma demanda é o silêncio, principalmente durante a noite no sentido de evitar barulhos excessivos e altos que possam atrapalhar o descanso da comunidade.

Saber ouvir: Temos muito para aprender com sua sabedoria em ouvir, escutar e respeitar. Somente respeitando seu espaço, seu tempo e o silêncio será possível receber um pouco de sua vasta sabedoria milenar.

Lixo Seco: assuma a responsabilidade pelo seu lixo seco, levando-o de volta com você. Evitem ao máximo trazer produtos industrializados e repletos de embalagens plásticas desnecessárias.

Cooperação: todos os serviços serão feitos em formato de autogestão, tais como limpeza do espaço, produção de alimentos, etc. Busque conhecer as necessidades e contribua.

???????????????

Vem fazer parte das Comunidades Agroecológicas do Bem Viver que está nascendo em Santa Catarina!
Saiba tudo em: http://bit.ly/ComunidadesDoBemViverSC
??????????????

Confirme sua presença pelo watts:
48 99948-8778 – Cíntia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.