MST – SC 26 anos

Publicado em: 18/05/2011 às 22:23
MST – SC 26 anos

Por Fábio Reis.

Tomado de AGECON – membro da Rede Popular Catarinense de Comunicação

O MST comemora os seus 26 anos de lutas e conquistas no estado de Santa Catarina no dia 25 de maio, nos assentamentos conquistados no município de Abelardo Luz. Um grupo de jovens organizado pela Rádio Terra Livre iniciou os primeiros preparativos da festa nessa segunda feira, restaurando o monumento da entrada principal, que dá acesso aos assentamentos.

O MST do estado realiza todo ano uma festa de comemoração de aniversários nos assentamentos de Aberlado Luz. A festa inicia na entrada, onde pistoleiros da fazenda atearam fogo à ponte para  que 1500 famílias que estavam nos caminhões não pudessem atravessar e completar sua jornada.

Segundo Altair Lavrati, dirigente do MST, maio é o mês em que as famílias da região hasteiam as bandeiras em frente as suas casas para simbolizar a luta e conquista.
Com o passar dos anos, as famílias não garantiram apenas seu auto-sustendo, como também organizaram cooperativas, escolas de ensino médio e fundamental, postos de saúde com consultórios odontológicos e laboratórios de internet. E nos últimos anos o município declara ponto facultativo em respeito às famílias Sem Terra.

A festa começa com uma mística, com o resgate da luta dos trabalhadores do campo pela terra e comemoração das conquistas. Haverá também uma missa e um vídeo sobre a história dos assentamentos da região. Serão feitas apresentações culturais e um almoço com churrasco e comidas típicas da região, com produtos frutos da Reforma Agrária.

 

 

Deixe uma resposta