MPL dará ultimato à Prefeitura na terça

mpl
Texto e foto: Marcela Cornelli, para Desacato.info.
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 21 de junho, o Movimento Passe Livre Floripa convocou uma entrevista coletiva e emitiu uma nota oficial do Movimento (leia abaixo) para falar sobre os atos de protesto pela redução da tarifa de ônibus e em defesa de um transporte público e de qualidade para todos. Na coletiva o MPL informou que realizará um ato de protesto e ultimato à Prefeitura Municipal pela redução imediata da tarifa, a exemplo do que aconteceu em 50 cidades do país, sendo 14 capitais. O ato será realizado na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 16 horas, em frente à Catedral, no Centro de Florianópolis. Caso não haja negociação, o MPL pretende organizar um novo grande ato na quinta, dia 27 de junho. Na coletiva, o MPL também reforçou que a sua luta é apartidária, mas não contra os partidos políticos. O Movimento também reivindica uma agenda com a Prefeitura de curto e médio prazo visando o barateamento sistemático das tarifas rumo à tarifa zero.
“Fizemos uma avaliação positiva do movimento nacional pela redução da tarifa e aqui em Florianópolis até o momento. Nossa pauta imediata é a redução da tarifa, mas defendemos que o transporte coletivo não seja mais tratado como mercadoria pelas empresas privadas, defendemos o fim do regime de concessão”, disse Marcelo Pomar, um dos líderes do Movimento.
“A luta pelo transporte unifica todas as lutas. Florianópolis é uma referência para todo o país”, lembrou outra liderança, Simara Pereira. “A licitação não soluciona o probelma. Defendemos um grupo de trabalho no qual a população possa participar e decidir sobre o tranporte público da cidade”, completou.
“Vamos continuar a luta focando a pauta no transporte público e aguardamos agora uma resposta da Prefeitura até terça-feira”, disse Victor Khaled, também líder do MPL.
Veja abaixo a nota completa do MPL Floripa
Nota do Movimento Passe Livre Florianópolis
1. O Movimento Passe Livre, com apoio da Frente de Luta pelo Transporte, convoca para a próxima terça-feira, 25 de junho, um ato em caráter de ultimato à prefeitura do Sr. César Souza Júnior (PSD) pela Redução Imediata das Tarifas do Transporte Coletivo, seguindo o exemplo de 50 cidades do país, entre elas 14 capitais.
2. Reivindicamos também o estabelecimento de uma agenda de curto e médio prazo visando o barateamento sistemático das tarifas, rumo a Tarifa Zero no transporte público, instituindo um grupo de trabalho de caráter deliberativo, nos moldes do que foi estabelecido no Distrito Federal, envolvendo também os municípios da região metropolitana.
3. O MPL reafirma que nenhum Edital de Licitação que a prefeitura venha a lançar que mantenha o REGIME DE CONCESSÃO para exploração do transporte por empresas privadas, resolverá o dilema que envolve o acesso amplo à cidade.
4. Esclarecemos que as manifestações organizadas pelo MPL e pela Frente não comportam qualquer atitude de intolerância, sendo pautadas pelo espírito democrático e de respeito a todas as organizações políticas, sejam elas partidárias ou não.
5. Reconhecemos a queixa legítima de manifestantes que não se sentem representados pelo sistema político eleitoral, mas não aceitamos qualquer retrocesso nas conquistas democráticas. Foi na Ditadura Militar que os partidos foram proibidos. Partidos e movimentos sociais são parte do processo democrático e só foram possíveis em um regime de abertura, graças à luta contra a Ditadura Militar.
6. Chamamos a responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis em abrir o diálogo e apresentar soluções concretas ao movimento que hoje toma as ruas da cidade.
Florianópolis, 21 de Junho de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.