Movimento de Mulheres Camponesas em SC: 35 anos de luta camponesa e feminista!

Neste maio de 2018, um momento histórico no qual a RESISTÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA está nas ruas em DEFESA DA DEMOCRACIA, dos DIREITOS CONQUISTADOS, CONTRA O GOLPE que tirou da Presidência DILMA ROUSSEFF, a PRIMEIRA MULHER ELEITA PRESIDENTA neste país, e que mantém como PRESO POLÍTICO o ex-Presidente LULA, o PRESIDENTE ELEITO PELA CLASSE TRABALHADORA que mudou o destino de milhões de trabalhadoras e trabalhadores, o MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS EM SANTA CATARINA marca seus 35 ANOS DE LUTA!

O Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina reafirma, neste contexto, a importância da luta das mulheres camponesas, da luta camponesa e feminista, da luta da classe trabalhadora!

Relembra as principais conquistas da organização, enfrentamentos e lutas das mulheres camponesas de todo o país, como a aposentadoria para a mulher do campo, o salário-maternidade, o auxílio-doença, a documentação e o reconhecimento da profissão de Trabalhadora Rural.

Reafirma a agroecologia como modo de vida no campo, de conhecimento, prática de troca de saberes, que reconhece o papel da mulher, que protege a biodiversidade e desenvolve a economia local, regional e a soberania alimentar da nação.

Reafirma também o compromisso de luta contra o patriarcado, o machismo e a violência contra as mulheres, o capitalismo e o agronegócio que mata e envenena o povo.

Reafirma, com toda a força das mulheres, das jovens e das crianças camponesas, a DEFESA DA DEMOCRACIA!

Reafirma a defesa intransigente dos DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA, como o direito à aposentadoria no campo e na cidade, tão atacada pelo GOVERNO GOLPISTA de Michel Temer! Relembra que, no final de 2017, uma greve de fome que teve participação das mulheres camponesas conquistou a derrota do governo golpista na questão da Reforma da Previdência. E enfatiza: continuamos na luta, nenhum passo atrás! Nenhum direito a menos!

Enfatiza, também, com toda a mística, a ousadia e a coragem, o compromisso com a CONSTRUÇÃO CADA VEZ MAIS FORTE DO FEMINISMO CAMPONÊS E POPULAR e com o FORTALECIMENTO DA LUTA EM DEFESA DA VIDA, TODOS OS DIAS!

Viva a organização do povo! Viva a organização das Mulheres Camponesas do país! Viva os 35 anos do Movimento de Mulheres Camponesas!

Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina (MMC/SC). Maio de 2018.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.