Movimento das Mulheres Contra o Fascismo ganha força em Florianópolis

Foto: Lígia Miranda

Mesmo com o ataque de hackers ao grupo “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” – que em uma semana reuniu 2,5 milhões de usuárias do Facebook – a semente da mobilização feminina e feminista já brotou em Florianópolis. A reunião realizada neste domingo, 16 de setembro, no Centro da Capital, foi uma amostra disso. O objetivo do encontro foi organizar o ato do dia 29 de setembro, data marcada por mobilizações em todo Brasil contra o fascismo, o racismo e a misoginia disfarçados de candidato à Presidência pelo PSL. Se tentaram nos calar, só conseguiram nos fazer gritar mais forte: FORA COISO! ELE NÃO!

Mais de 100 pessoas – a grande maioria mulheres – participaram da reunião. Ali, o movimento reforçou-se como independente de partidos políticos, tendo como finalidade principal contrapor-se ao avanço das ideias fascistas, racistas e misóginas do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Após intervenções fortes e emocionantes das mulheres, foram discutidas ali questões como o formato do ato do dia 29 e a distribuição de comissões para sua realização. Decidiu-se que o ato irá promover uma grande ocupação no Largo da Catedral com arte, música, panfletagens e muito diálogo político, buscando conversar com a população que transita pelo Centro da cidade sobre a ameaça que o COISO representa para garantias e direitos democráticos de todxs nós brasileirxs.
Foto: Lígia Miranda
Foram tiradas quatro comissões para realização do ato: Logística, Administrativo-Jurídico, Mobilização e Artes & Comunicação. Cada uma das comissões terá outras reuniões para seguir na organização, e estão aceitando novas membras. Para integrar uma comissão, escreva para [email protected]. Foi levantada a possibilidade de hospedagem solidária para as mulheres que vierem de outras cidades para o ato, além da questão de realizar uma vaquinha virtual para cobrir os gastos com materiais e equipamentos. Também foram feitas encomendas da camiseta SOU MULHER E SÓ VOTO EM QUEM ME RESPEITA. Para pedir a sua, acesse a página do evento: https://www.facebook.com/events/1604468289860298/.
Comunicação MUCB Floripa – [email protected]com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.