Mostra Eisenstein na UFSC

UFSC, de 5 a 14 de dezembro de 2012.

Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de “cineasta genial”, “teórico da montagem cinematográfica” ou (muito pior!) “propagandista da revolução soviética”. Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.

O objetivo principal desta Mostra Eisenstein – de 5 a 14 de dezembro de 2012 na UFSC (Auditório Henrique Fontes, bloco B do CCE) – é estimular o olhar a escapar desse lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens. Nesse sentido, a Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC: a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) dessa disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.

Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein – um longa por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme programação abaixo. As seções terão início sempre às 18h30. Trata-se de atividade acadêmica, pública, de extensão universitária: não há cobrança de ingressos, todos são bem vindos.

No último dia, 14 de dezembro, sexta-feira, apresentaremos O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC.

A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (do Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano) a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).

Programação:

 

Filme

Comentário

Quarta, 5/12

O diário de Glumova (1923) 6min

O prado de Bejin (1937) 31min

Que viva México! (1932) 90min

Abertura

Quinta, 6/12

Ivan, o terrível, parte 1 (1944) 103min

Apresentação de trabalhos, debate

Sexta, 7/12

Ivan, o terrível, parte 2 (1958) 88min

Apresentação de trabalhos, debate

Segunda, 10/12

Alexandre Nevsky (1938) 112min

Apresentação de trabalhos, debate

Terça, 11/12

A greve (1924) 82min

Apresentação de trabalhos, debate

Quarta, 12/12

O encouraçado Potenkim (1925) 75min

Apresentação de trabalhos, debate

Quinta, 13/12

Outubro (1927) 103min

Apresentação de trabalhos, debate

Sexta, 14/12

O velho e o novo (1929) 121min

(Orquestra Eletroacústica da UFSC)

Debate em torno da trilha sonora

 

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