Ministro quer engajamento para aceleração dos objectivos da educação para todos

downloadO ministro da Educação, Pinda Simão, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a concretização dos objectivos de educação para todos deve engajar toda sociedade angolana, no sentido de proporcionar oportunidades de aprendizagem a mais crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O responsável, que falava no acto de encerramento do Fórum Nacional de Educação para Todos , referiu que as discussões serviram para alargar os horizontes sobre o que se pretende no quadro da aceleração dos objectivos traçados para 2015 , visto que ao nível local haverá um trabalho aturado para o ajustamento dos planos provinciais.

Pinda Simão informou que os participantes no certame terão a tarefa de transferir estes conhecimentos e experiências adquiridas para a realização de fóruns provinciais, na expectativa de que sejam elaborados os planos de educação para todos adequados aos mecanismos de aceleração num quadro ajustado a realidade objectiva de cada província.

O governante considerou que o encontro serviu para se mostrar, por um lado, a assumpção dos compromissos do executivo diante das suas responsabilidades internacionais e o seu engajamento na superação das dificuldades e limitações existentes, colocando em primeiro lugar a necessidade de formação do capital humano.

O responsável avançou que os sistemas educativos, independentes dos contextos político, económico e social em que se inserem visam potenciar os cidadãos, capacitando-os para transformar os recursos naturais e matérias em bens e serviços para o progresso e bem-estar social.

O ministro avançou que o engajamento visa a criação de oportunidades de maior acesso a educação primária completa e gratuita para crianças, especialmente meninas.

Apontou ainda a necessidade de se proporcionar oportunidades para que os jovens e adultos tenham oportunidades mediante programas de aprendizagem e habilidades para a vida, criar um ambiente sadio que possa concorrer para a educação gratuita para todos.

“ Sendo a educação uma responsabilidade social, devemos unir as vontades para que o nosso engajamento corresponda as expectativas existentes no que concerne ao alcance de resultados positivos quanto ao processo de avaliação“, concluiu.

O Fórum Nacional de Educação para Todos visou, para junto de parceiros sociais, governantes, deputados, ong e sociedade em geral, fazer o balanço das actividades e perspectivar um futuro com qualidade.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2013/7/35/Ministro-quer-engajamento-para-aceleracao-dos-objectivos-educacao-para-todos,a5be4297-0f09-41cc-aefe-60eaba31bc33.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.