Manifestação no Norte de Florianópolis

Publicado em: 23/08/2011 às 19:05
Manifestação no Norte de Florianópolis

Conselho Comunitário Pontal do Jurerê.

Neste próximo sábado, o Conselho Comunitário Pontal do Jurerê – CCPontal (Balneário Daniela) irá realizar uma carreata para manifestar a insatisfação quanto ao cenário de insegurança que esta região da cidade tem presenciado nos últimos meses.

Não apenas o número de arrombamentos cresceu assombrosamente, mas puderam ser vivenciados crimes com violência e emprego de armas de fogo. Esta situação é inédita e precisa deixar de ocorrer imediatamente.

Lógico, que esta realidade não é exclusiva de nosso bairro, mas de toda a nossa região de Florianópolis, por isso, esta carta convida os moradores de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Barra do Sambaqui.

Nós entendemos que os insuficientes investimentos em segurança pública não decorrem deste último governo, mas refletem uma escolha política de quase abandono tomada por quase todos os últimos governantes. Chegamos à situação de insuportabilidade! Qualquer pessoa que minimamente faça uma reflexão de dois, três ou cinco anos percebe que a possibilidade de agravamento é quase inevitável. Lamentavelmente, a reação governamental é praticamente cosmética de tão insuficiente.

Do mesmo modo, entendemos que os policiais estão trabalhando no limite de sua capacidade operacional, pois o serviço existente é muito maior do que a capacidade das corporações.

É preciso dar um basta nesta situação de precarização! Não podemos permitir a banalização de situações nunca antes vividas.  O governo precisa priorizar os investimentos não apenas em tecnologia (câmeras) e na inteligência, mas também na contratação maciça de novos policiais por meio de concurso público.

O aparato policial está agindo praticamente só após os delitos, quando o foco deveria ser a prevenção dos crimes.

Florianópolis não está bem na foto! Se pretende continuar “vendendo” a imagem de lugar turístico mais seguro que a maioria dos destinos nacionais, entre outras ações, Florianópolis deve emergencialmente:

1 – Ter mais rondas policiais preventivas,

2 – Aproximar-se das comunidades e lideranças para a troca de informações sobre situações potencialmente perigosas (que não estão sendo coibidas),

3 – Fazer investimentos imediatos em tecnologia para o monitoramento de todas as vias públicas de maior circulação,

4 – Atender mais rapidamente as ocorrências quando há o acionamento pela população,

5 – Reabrir os postos policiais localizados nos bairros, pois o seu fechamento dá a sensação de abandono dos bairros pelo Poder Público e estimula o aumento da ocorrência de crimes, e

6 – Abertura de processo de concursos públicos para a correção do severo déficit de efetivo de agentes tanto na Polícia Militar quando na Polícia Civil.

Queremos que todas as comunidades de nossa região estejam presentes para chamar a atenção das autoridades públicas para a mudança verdadeira de rumos. Inclusive, sugerimos que sejam levadas faixas grandes para que a população identifique os bairros que estão presentes no ato público.

Atenciosamente,

Conselho Comunitário Pontal do Jurerê – CCPontal

[email protected]

(48) 3266-8544

Avenida das Palmeiras, 566, Balneário Daniela

 

Deixe uma resposta