“Luta pela felicidade é uma luta por liberdade” disse Mujica na Ufsc

Por Ana Carolina Peplau Madeira, para Desacato.info.

A Conferência da Juventude Latino-americana sobre Mudanças Climáticas (COY11) foi aberta com a palestra do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, Brasil, no último dia 26. Como não havia espaço para tantos interessados, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, evento foi transmitido ao vivo, na Praça da Cidadania, como parte do ‘Planeta na Rua’, programação do Planeta.Doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental – e via Youtube.

No canal da Internet, comentários e traduções foram acompanhando em tempo real os acontecimentos da noite, com tom espontâneo e alegre típicos dos jovens brasileiros, o que parecia uma cobertura jornalística tensa, ficou leve. Como um dos alunos transcreveu, “ele está pedindo que a juventude, principalmente a universitária, lute pelo mundo”. O ex-presidente uruguaio é famoso por ter vida simples e tratar assuntos polêmicos com naturalidade. Disse que não veio a Florianópolis para ir à praia ou a fazer turismo, mas a deixar essa mensagem de que jovens lutem e para que não sejam apenas funcionais ao mercado.

“Luta pela felicidade não é uma coisa de mero prazer sensual, é uma luta por liberdade. Pela liberdade de cada um de nós. É o tempo de nossa vida que gastamos com coisas que nós escolhemos”, declarou o político. Além das questões ambientais, também ensinou sobre cidadania para que uma nação seja mais limpa em sua estrutura física e social. “Nenhum castigo equivale à solidão… a única forma de combater a solidão é o sentido de humanidade”, salientou. A reitora da UFSC, professora e doutora Roselane Neckel comentou que, “quando se junta a experiência e a sabedoria do Mujica com a juventude deste auditório, aqui na UFSC, com certeza boas coisas podem acontecer”. Com mensagens de otimismo, perseverança, a reitora destacou que, “combater a sociedade do umbigo é um ato contínuo”.

O tema da palestra de Mujica foi “O papel da juventude latino-americana nas questões climáticas”. O objetivo da COY11 é reger uma carta que represente a vontade da juventude global. A conferência foi uma preparação para a COP21, que acontece em Paris, na França, no mês de dezembro deste ano. A COY11 acontece em outros sete países simultaneamente. França, Canadá, Madagascar, Nova Caledônia, Marrocos, Benim, Japão e Brasil se comunicarão durante todo o evento que vai até o dia 28 de novembro. O objetivo é reger uma carta que represente a vontade da juventude global para o mundo, para a COP21 que criará um novo acordo sobre as emissões de gases efeito estufa.

Foto: Reprodução Youtube

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.