Lançamento: América Latina no Limiar do Século XXI

Nesta terça-feira,  26 de junho, no auditório do Centro Sócio-Econômico, às 18h30min, será lançado o livro América Latina no limiar do século XXI, com oito artigos sobre o tema.

A obra é resultado do  projeto Encuentros 18h30min, coordenado pelo professor Lauro Mattei, do curso de Economia e membro do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela). Lauro é também  organizador e coordenador do livro que traz oito importantes artigos sobre América Latina.

No tema “Formação histórica e lutas emancipatórias”, o argentino Andrés Kosel fala sobre o processo de balcanização pós-independência e Waldir Rampinelli discorre sobre o centenário da revolução mexicana. No tópico “Política e Economia” Claudio Katz, também da Argentina, fala sobre as singularidades da América Latina, Marcello Dias Carcanholo escreve sobre integração regional e Nildo Ouriques sobre a crise capitalista mundial e a periferia latino-americana.

No tópico “Panorama e desafios da América Latina” estão os textos de Lauro Mattei sobre a pobreza na América Latina,  de Beatriz Paiva, Mirella Rocha e Dilceane Carraro sobre as políticas sociais e a superexploração no trabalho, e de Thaisa de Souza, sobre justiça comunitária e emancipação.

Todos os temas formam um instigante mosaico da realidade latino-americana e os desafios que ainda precisam ser enfrentados e vencidos. Parte da história passada, do processo de formação das nações latino-americanas, espia pelas frestas de uma das mais importantes revoluções populares do nosso continente – a mexicana – e apresenta a história do presente, com a América latina enredada em dependência, superexploração, crise e pobreza. Além disso, traz a semente de uma forma de justiça, a comunitária, que se espalha por toda a América, cimentando o protagonismo popular.

Fonte: IELA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here