IV Festival Cultural Latino-americano em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

iv-festivalPor Elissandro Santana, Porto Seguro, e Jesús Ibáñez Ojeda, Foz do Iguaçu, para Desacato.info.

A integração cultural é uma necessidade para a resolução de problemas na América Latina, por isso, cônscios de que a integração cultural antecede as outras etapas e formas de integração, acreditamos que eventos como o IV Festival Cultural Latino-americano, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma oportunidade na fronteira para que por meio dos elementos culturais de várias nações do continente latino-americano ocorra o encontro cultural entre povos ao mesmo tempo diferentes, mas, também, semelhantes na história, na geografia, nas organizações sociais, na economia e na política.

Na fronteira trinacional, no encontro com Brasil, Paraguai e Argentina não somente geografias se cruzam, mas pessoas de topos e experiências culturais diversas que formam um gigantesco caldeirão cultural para o conhecimento a partir da partilha e da criatividade plural.

Por meio dos trânsitos culturais e cruzamentos empíricos na fronteira, olhares culturais alargam-se, cruzam-se e se tocam. Diante disso, imaginários identitários de pertencimento continental começam a se construir, a se costurar.

É também nesse espaço que se localiza a Unila, uma Universidade Federal com vistas à Integração Latino-americana. Nesse lócus de práticas e saberes, brasileiros e estudantes de outros países da América Latina se integram por meio da cultura e das práxis pedagógicas latino-americanas.

As experiências de aprendizagem na Unila foram essenciais para a consolidação do projeto de execução do festival cultural latino-americano que já está em sua quarta edição. Nesse ínterim, pode-se mencionar que a filosofia que norteia esse grande e importante evento é a de que a Fronteira Trinacional é um local onde a cultura se vive e se sente e é especificamente na Universidade Federal da Integração Latino-americana em que toda a diversidade cultural pode ser compartilhada para a criação de um ponto de integração social e cultural.

Acredita-se, piamente, que em eventos como o que se será realizado, conhecimentos de povos plurais se tocam mediante expressões artísticas folclóricas como dança e música de artistas de diversos países latino-americanos em língua portuguesa e espanhola.

O evento acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, às 18 horas, no Bosque Guarani, na cidade de Foz do Iguaçu. O festival de integração contará com grupos de dança e música de estudantes da Unila que compartilharão o palco com outros artistas da região.

O encontro cultural é completamente gratuito e organizado pelos estudantes da Unila, pela Sociedade para a Cooperação e Desenvolvimento Latino-americano (Socodela), contando com o apoio do Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) da Fundação Cultural e da Revista 100 Fronteiras.

O festival é uma oportunidade para que muitos conheçam a pluralidade de ser latino-americano através da música e da dança de países de todo o continente.

O objetivo central do evento é possibilitar a construção de um espaço de transmissão e de formação de valores e, principalmente, de revalorização de nossa identidade latino-americana, partindo-se do pressuposto de que somente por meio do conhecimento do que temos começaremos a valorizar, a promover e a amar a riqueza de nossos construtos culturais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.