Homenagem aos 34 anos da Novembrada na TV UFSC

Publicado em: 02/12/2013 às 07:17
Homenagem aos 34 anos da Novembrada na TV UFSC

CIC_novembrada1Por Natália Porto.

No final dos anos 70 o Brasil já via os primeiros sinais de fumaça de uma abertura política. Cogitava-se que o presidente que sucederia João Baptista Figueiredo poderia ser um civil depois de quinze anos do golpe militar. No dia 30 de novembro de 1979, a capital de Santa Catarina receberia o então presidente Figueiredo que participaria de solenidades oficiais. O que o governo militar não esperava era o protesto de cerca de 4 mil pessoas, formados principalmente por estudantes e organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. No trajeto entre o Palácio Cruz e Sousa e o tradicional café “Senadinho”, Figueiredo foi hostilizado e respondeu às provocações, o que gerou ainda mais confusão. A manifestação foi abafada pela Polícia Militar e sete estudantes foram indiciados pela Lei de Segurança Nacional.

Novembrada, como ficou conhecido o episódio, foi o tema do curta-metragem de mesmo nome do diretor Eduardo Paredes, produzido em 1998. A obra resgata os fatos que antecederam a revolta popular e a reação do general à manifestação que pedia o fim da ditadura no país. 1.200 figurantes participaram do curta, que contou com a interpretação de Lima Duarte na pele do presidente João Figueiredo.

Para homenagear os 34 anos da revolta que marcou a história da cidade de Florianópolis e o governo militar, a TV UFSC exibe o filme Novembrada, às 19h50, o making of inédito do curta às 20h05, seguido do UFSC Entrevista especial com o cineasta Eduardo Paredes, às 20h30.

Jornalista e diretor, Paredes dirigiu, além de Novembrada, produzido em 1998, o curta-metragem Desterro, em 1992, que retrata a revolução federalista do sul do país. Os dois curtas renderam a Paredes quatro Kikitos, premiação do Festival de Cinema de Gramado, incluindo o de melhor filme por júri popular para Novembrada.

A Novembrada também está sendo lembrada em uma exposição de fotos na Casa da Memória e nas dependências da TV UFSC. São imagens históricas dos fotógrafos Rivaldo Souza, Orestes Araújo, James Tavares, Laureci Cordeiro, Lourival Bento, Tarcísio Mattos, Dario de Almeida Prado e Celso Martins.

 

Deixe uma resposta