Governo de Macri irá retirar da Casa Rosada retratos do Che Guevara, Perón, Allende e Bolívar

galeriapatriotas3

Quadros que retratam líderes latino-americanos históricos como Che Guevara, Juan Domingo Perón e Salvador Allende serão retirados neste mês da Casa Rosada, sede do governo argentino,reportou nesta quinta-feira (02/06) o jornal argentino La Nación. As obras compõem o acervo de 40 quadros da Galeria dos Patriotas Latino-Americanos, inaugurada em 2010 pela então presidente Cristina Kirhcner. Todos os retratos serão transferidos de local.

As obras serão levadas à ex-ESMA (Escola Militar da Armada), antigo centro de tortura da ditadura militar onde desde 2004 funciona o Espaço da Memória e dos Direitos Humanos, também na capital Buenos Aires. “Toda a coleção de quadros será mantida junta, porque foram doações de governos de outros países latino-americanos”, disse a La Nación uma fonte próxima ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, sem ter o nome citado pelo jornal.

Evita Perón, Getúlio Vargas, Simón Bolívar e Pancho Villa também são retratados em quadros da galeria. A obra que representa Bolívar foi doada pelo governo da Venezuela. A mudança é coordenada pelo secretário-geral da Presidência da Argentina, Fernando De Andreis.

“Na realidade, as paredes dos pátios e corredores da Casa Rosada não devem funcionar como uma galeria de pintura ou mostra de quadros, ainda mais tão enviesada. Não faz sentido estarem ali”, disse a La Nación um organizador que trabalha na transferência das obras. Segundo essa fonte, a galeria que será montada na ESMA continuará com o nome Patriotas Latino-Americanos, mas deverá ser acrescida de quadros que retratam líderes históricos da Argentina e de outros países do outro lado do espectro político. Para o governo Macri, o kirchnerismo possui afinidade política com as personalidades representadas nos 40 quadros.

Em fevereiro deste ano, foram retirados da Casa Rosada, a mando de Macri, os retratos de Néstor Kirchner e Hugo Chávez. As duas obras estavam em exibição na sede do governo desde maio de 2015.

Fonte: Opera Mundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.