Fotografias de Soninha Vill trazem um pouco da Amazônia ao Tralharia

2017-03-14 11:56
Fotografias de Soninha Vill trazem um pouco da Amazônia ao Tralharia

Por Evelise Nunes.

Ubin, exposição fotográfica de Soninha Vill, chega ao Tralharia no próximo dia 16 (quinta-feira), a partir das 19 horas. A mostra traz 26 fotos – todas em preto e branco, no tamanho 30x45cm – que contam a relação da pequena comunidade de Ubin, situada na reserva de Amanã, na Amazônia (650 km a oeste de Manaus), com a natureza que a cerca.

O projeto nasceu em 2013, quando Soninha acompanhou o trabalho de pesquisadores a convite do Instituto Mamirauá, onde estabeleceu contato com algumas das comunidades locais, entre elas, Ubin. Lá passou um período observando a rotina das famílias e o contato delas com a floresta. “A exposição tenta mostrar a relação destas pessoas com o lugar. Uma relação intensa de afetos e que garante a sobrevivência num lugar tão isolado”, relembra a fotógrafa.

Segundo a curadora da mostra, Lucila Horn, percebe-se nas  fotografias que as pessoas de Ubin parecem ter a natureza por dentro. “Um tipo de gente-natureza”, conta. “A edição de imagens que Soninha nos apresenta, sem clichês exóticos, mostram um fragmento de lugar onde a vida não corre em função das horas, como se fosse possível um tempo-vida misturados”, completa Lucila.

Em 2016, Ubin fez parte de uma edição do Varal da Trajano, onde Soninha levou às ruas imagens cujo objetivo era convidar o espectador a perceber as camadas presentes em cada foto. “Queria mostrar uma Amazônia pouco conhecida. Quando pedi permissão às pessoas para fotografá-las, elas aceitaram por acreditar que a história delas iria longe. Tentei trazer um pouco destas histórias”, conclui a fotógrafa.

Ubin fica em cartaz no Tralharia (Rua Nunes Machado, 104, Centro de Florianópolis) até dia 11 de abril com entrada franca. As fotografias estarão à venda por R$ 170.

SERVIÇO

O quê: Lançamento de UBIN, exposição fotográfica de Soninha Vill.

Quando: 16 de março, quinta-feira, a partir das 19 horas.

Onde: Tralharia – Antique, Café, Bar.

Endereço: Rua Nunes Machado, 104, Centro de Florianópolis.

Quanto: Entrada gratuita.

Visitação até: 11 de abril.

Deixe uma resposta