22.5 C
fpolis
27/10/2020 0:31
Início Ecologia Faleceu Elson Borges, da Rede de Agroecologia Ecovida

Faleceu Elson Borges, da Rede de Agroecologia Ecovida

Foto: Rede Ecovida
Elson Borges dos Santos, Presente!

Consternados pelo falecimento do Zumbi, um dos seus nós mais ativos, a Rede Ecovida de Agroecologia expressa seus sentimentos através das palavras do Marcelo Passos:

Faleceu o amigo Zumbi, uma pessoa multifacetada. Ainda lembro ele virando continuamente o boné em uma viajem que fizemos à Bionatur, dizendo: agora falo como Rede Ecovida, … agora falo como Bionatur. Articulado talvez fosse a palavra que melhor o definisse.
Das facetas ecovidianas, gostaria de lembrar algumas coisas, principalmente para aqueles que chegaram recentemente. Lá, muito tempo atrás, a Rede Ecovida estava apenas na parte de baixo do estado do Paraná. Zumbi foi um dos principais responsáveis pela expansão da Rede para o Norte do estado, primeiro com o Núcleo Libertação Camponesa, depois o Arenito Caiuá e então o Peroba Rosa. Algumas vezes sentamos juntos, com o mapa do estado, planejando por onde poderíamos expandir a Ecovida no estado. Era o tempo que estávamos na coordenação da Rede. Depois ele como representante da região Sul na antiga CNPOrg, depois STPOrg, eu como coordenador da CPOrg-PR. Foi ele um incansável buscador de recursos, parcerias, oportunidades, editais, projetos, encontrou muitas oportunidades, compartilhava generosamente para dentro e para fora de seu querido MST. Tivemos tempos de muita esperança, como no início da PNAPO e PLANAPO, até os momentos mais tristes, como os atuais, quando ambos concordamos que é importante ocuparmos os pequenos espaços nestes momentos de retrocesso. Fará falta, para dentro da Rede Ecovida, para a Agroecologia
E também compartilhamos a nota da ANA:
ELSON ZUMBI, PRESENTE!
“A reforma do mundo e do campo começa no interior do meio metro quadrado que ocupamos no planeta.”
Elson Zumbi
Profundamente sentidos pela partida do grande companheiro Elson Borges dos Santos, também conhecido como Zumbi, nós, da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, prestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos/as e companheiros/as.
Nosso imenso respeito e gratidão por todas as suas contribuições e ensinamentos ao longo de sua caminhada em defesa da agroecologia, da luta pela terra e da agricultura familiar.
Assim como o dos Palmares, nosso Zumbi do Paraná desbravou caminhos e fez história.
Rompeu cercas e preconceitos.
Inspirou, engajou e realizou.
Da labuta na terra ao saber da universidade.
Das lutas populares à representação das bandeiras na política.
Da mística da biodiversidade ao sonho pela justiça social.
Ele ousou lutar e, por sua trajetória, temos certeza venceu. Venceu de mãos dadas com os sonhos coletivos e a busca por uma sociedade mais justa.
Destacamos a sua enorme contribuição na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que resultou na construção da Política Nacional deste tema, a PNAPO.
Nosso Zumbi agora é memória que já está registrada nos frutos das sementes que ele mesmo semeou.
Viva Zumbi!
Elson Borges dos Santos, Presente!
#Desacato13Anos
#RedeDeJornalismoSolidário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.