Exposição Visitantes, na Fundação Hassis

Publicado em: 02/09/2010 às 09:53
Exposição Visitantes, na Fundação Hassis

A exposição VISITANTES acontece na Fundação Cultural Hassis de 03-09 (abertura às 20 horas) até 08-10-2010. A equipe de curadoria é formada pelas professoras Rosângela Cherem e Sandra Makowieky, além da mestranda Letícia Weiduschadt e da graduanda Vanessa Bortucan.

Trata-se do resultado de um estudo sobre a produção artística na América Latina entre meados dos séculos XIX e XX, incluindo Santa Catarina. Especialmente, toma como ponto de partida um levantamento feito com imagens encontradas em sites e catálogos, além de alguns acervos particulares. Todo o percurso da pesquisa até a presente exposição, relaciona-se à finalidade proposta desde o início e associada à divulgação e ampliação do repertório artístico, criando condições para novas conexões e abordagens da obra de arte, particularmente daquelas que se encontram em condição de abandono e esquecimento, desconhecimento e apagamento.

A partir de uma interlocução com os artistas encontrados na pesquisa, quatro jovens artistas contemporâneos apresentam trabalhos, considerando a atualidade menos pelo mito da originalidade ou ruptura e mais pelos encontros com a memória, portadora de inquietações e resíduos vindos de outras temporalidades. Comparecem JULIA AMARAL (São Paulo, 1978) com o trabalho Ter as costas livres; PRISCILA DOS ANJOS (Joinville, 1982) com o trabalho Inocência de Iracema; RAQUEL STOLF (Indaial,1975) com o trabalho Fundo do mar sob ruído de fundo [3 silêncios para Reverón] e ROBERTO FREITAS (Buenos Aires, 1977) com o trabalho com o trabalho Teoria do desastre.

Completando esta interlocução, quatro artistas que produziram ao longo do século XX, permitem reconhecer que não é somente o presente que alcança o passado, senão que este já contemplava gestos e noções operatórias que se tornariam menos estranhos e mais reconhecíveis na atualidade. Comparecem para lembrar que seus sonhos artísticos e delírios plásticos consistem e persistem para alimentar o pensamento de quem é capaz de reconhecê-los: AGOSTINHO MALINVERNI FILHO (Lages, 1913- 1971), FRITZ ALT (Alemanha, 1902-Joinville,1968), HIEYDY HASSIS CORRÊA (Curitiba, 1926- Florianópolis, 2001), MEYER FILHO (Itajaí, 1919- Florianópolis, 1991).

Durante o período da exposição VISITANTES na Fundação Cultural Hassis, também serão realizadas conversas entre os artistas contemporâneos e interlocutores especialmente convidados para pensar os trabalhos:

3/9 – 20h- Priscila dos Anjos e Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles)

8/9 – 19h- Roberto Freitas e Ana Lucia Vilela (Doutoranda em História da UFSC)

15/9 – 19h- Raquel Stolf e Manoel Ricardo de Lima (escritor)

22/9 – 19h- Julia Amaral e Edélcio Mostaço (professor do PPGT-UDESC)

Um Comentário para "Exposição Visitantes, na Fundação Hassis"

  1. Pingback: Tweets that mention DESACATO » Blog Archive » Exposição Visitantes, na Fundação Hassis -- Topsy.com

Deixe uma resposta