Estudantes sofrem ataque racista com frases e suásticas em Santa Maria-RS

Publicado em: 15/09/2017 às 20:58

Por Julia Saggioratto, para Desacato.info.

Novamente a sala do Diretório Acadêmico do curso de direito da Universidade Federal de Santa Maria, campus sede, o Diretório Livre do Direito, foi alvo de ataques racistas. No dia 17 de agosto o Diretório fez uma nota de repúdio a outro ataque que aconteceu no mesmo local, onde foram encontrados símbolos que fazem apologia ao nazismo.

Hoje pela manhã dois estudantes da UFSM, Fernanda Rodrigues e Elisandro Ferreira, se depararam com seus nomes escritos nas paredes junto com frases como “O lugar de vocês é no tronco”, “fora negrada” e “negros fora”, além de suásticas nazistas. A estudante Fernanda Rodrigues manifestou seu repúdio ao ato sofrido em seu perfil no facebook.

“Por mais que nós, como dois negros, lidemos com o racismo todo santo dia, nunca esperamos por uma atitude tão preconceituosa como esta, que demonstra o PIOR do ser humano. Indignada é pouco para definir como me sinto nesse momento. É chocante perceber que estamos incomodando pela COR DA NOSSA PELE em pleno 2017. Tem sido um ano muito difícil para o avanço dos direitos humanos e pudemos experimentar ao vivo o pior de um mundo que tem, cada vez mais, deixado transparecer discursos de ódio contra as minorias”, desabafou a jovem.

Confira a nota completa: 

Deixe uma resposta