Escritora polonesa lança livro sobre imigrantes de seu país no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira, dia 23/05, às 18h30, a jornalista e escritora Aleksandra Pluta lança sua mais recente obra intitulada “Caminho para o Rio” na Polônia Sociedade Beneficente em Laranjeiras (RJ).

O livro é o resultado de uma série de entrevistas realizadas nos dois últimos anos com 15 imigrantes poloneses e alguns descendentes que emigraram para o Rio de Janeiro durante o período da Segunda Guerra Mundial.

O que une as histórias dos protagonistas é que todos começaram uma nova vida em um país distante cuja língua, clima e costumes estavam fora do alcance daqueles nativos. As memórias narradas no livro são hoje uma valiosa fonte histórica.

“O livro revela a força de vida e o desejo de um recomeço mais próspero”, destaca Aleksandra.

A autora

Aleksandra Pluta nasceu em 1984 em Lodz, na Polônia. Possui graduação em Comunicação pública da cultura e das artes pela Università degli studi di Ferrara, na Itália. Mestre em Jornalismo pela Università La Sapienza em Roma, com pós-graduação em Protocolo Diplomático pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília.

Autora dos livros sobre a imigração polonesa nos países da América Latina: “Na onda da história. Imigração polonesa no Chile” (publicado em polonês e espanhol), “Raul Na??cz-Ma?achowski. Memórias de dois continentes” (publicado em polonês), “Andrés, uma vida em mais de 3000 filmes” (publicado em polonês e português pela Editora 5W, Rio de Janeiro 2014), “Ziembinski. Aquele bárbaro sotaque polonês” (publicado em polonês e português pela Editora Perspectiva, São Paulo 2016) e “Caminho para o Rio. Histórias dos imigrantes” (publicado em polonês).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.