Em solidariedade a Cuba, Correa não vai a Cúpula das Américas

Rafael Correa não participará da Cúpula das Américas/ Foto: NYT
O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou que não participará do fórum da Organização dos Estados Americanos, que será realizado na Colômbia, em protesto pelo boicote dos Estados Unidos à participação de Cuba.
O presidente anfitrião, Juan Manuel Santos, viajou a Cuba mas não se opôs à posição estadunidense. “já não estou disposto a voltar a participar nestas cúpulas, nas que não se debatem os problemas dos povos latino-americanos como o embargo que os Estados Unidos impõe a Cuba e a ocupação britânica das Malvinas”, apontou o mandatário.

Leia também:

Correa criticou que “nessas reuniões são feitas todo tipo de declarações sobre a democracia, mas nunca se fala da verdadeira; tudo são palavras que nunca se convertem em fatos”.

Além disso, agregou, “sinceramente e sem a intenção de ofender meus colegas americanos e menos ainda o presidente Juan Manuel Santos, como anfitrião desta cúpula, temos medo de que nossos povos se cansem que seus presidentes estejam em cúpulas e eles em tantos abismos”.

“Com todo respeito, mas é a verdade, são cúpulas com frases clichês, lugares comuns. Apenas se fala de democracia formal, votar cada certo tempo, mas não a democracia real que significa justiça sobre os problemas fundamentais, inadiáveis de nossa América”, acrescentou o presidente do Equador.

Fonte: Página/12

Tradução: Vermelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.