Em novo movimento de reaproximação, Coreias abrem escritório conjunto para coordenar atividades

Local inclui escritórios separados para o Norte e o Sul, assim como sala de conferências comum; Moon Jae-in vai a Pyongyang na próxima semana.

Foto: Korea Pool

Coreia do Sul e Coreia do Norte abriram nesta sexta-feira (14/09) um escritório conjunto de coordenação, na localidade norte-coreana de Kaesong, em mais um movimento de aproximação entre os dois países antes da visita do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a Pyongyang na próxima semana.

“Um novo capítulo da história se abre hoje aqui”, declarou o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, durante a cerimônia de abertura do escritório. “Este escritório de coordenação é um novo símbolo de paz criado conjuntamente pelo Sul e o Norte”, acrescentou.

O local inclui escritórios separados para o Norte e o Sul, assim como uma sala de conferências comum.

As duas Coreias buscam facilitar os intercâmbios com a abertura deste escritório, que foi acertada após a primeira cúpula entre Moon e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, no final de abril, segundo o ministério da Unificação.

Os dois países tentam multiplicar os projetos conjuntos em numerosos âmbitos desde a reunião de Kim e Moon em Panmunjom, o povoado da Zona Desmilitarizada que divide a península onde se firmou o armistício da guerra da Coreia (1950-53).

Moon começará na próxima terça-feira (18/09), em Pyongyang, uma visita de três dias que será a terceira cúpula intercoreana este ano.

O presidente sul-coreano se tornou no último ano o artífice de um rápido degelo na península, que permitiu um encontro histórico entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, em junho passado, em Singapura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.