Dona Glorinha: Uma guardiã da cultura ilhoa

“Meu pai era pescador, e também plantava bananeira, uva, e trazia pro Mercado Público e eu vinha com ele de canoa. Minha mãe fazia renda”. Assista o vídeo e conheça a terna Maria da Gloria Viana Soares, a Glorinha, homenageada por nosso mandato na Câmara Municipal com a Medalha Manezinho da Ilha por todo o seu trabalho com a renda de bilro e o folclore ilhéu.

Glorinha é coordenadora do Grupo de Rendeiras de Sambaqui, e colabora no Armazém da Renda do Mercado Publico, onde leciona esta arte tradicional. Ela ainda participa do grupo de boi de mamão, de pau de fita e de terno de reis da sua comunidade e deu cursos de renda na Europa.

“Homenageá-la é valorizar aqueles manezinhos que dedicam sua vida às tradições da ilha, e levam consigo este legado cultural para as futuras gerações. É papel de um legislador reconhecer e incentivar as ações que preservam a identidade da cidade”, afirmou o vereador Lino Peres durante a homenagem.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória da homenageada pelo mandato do Vereador Lino Peres, no vídeo que gravaram no espaço Milton Santos após a Sessão Solene do dia 8 de junho.


Fonte: Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.